Diretor de publicação de Baldur's Gate 3 critica a EA por demissões da BioWare

Michael Douse foi às redes sociais para falar sobre como a EA deveria ter sido capaz de evitar demissões e fornecer uma base econômica melhor para a BioWare.

Após relatos recentes de que a BioWare teria sua equipe de desenvolvimento reatribuída, e alguns até demitidos, o diretor de publicação de Baldur's Gate 3 na Larian Studios chamou a EA por meio de um post na plataforma de mídia social X. Michael Douse, da Larian, falou sobre as demissões, dizendo que a forma como as demissões foram realizadas foi ruim. Douse também chama a decisão como uma medida de economia de custos de curto prazo ao custo de não resolver um problema de longo prazo.

"Para deixar absolutamente claro, o que eu odeio na forma como as demissões são realizadas é que elas são feitas *antes* que os tomadores de decisão saibam o que fazer com um estúdio, e não como resultado de descobrir uma direção", postou Douse no X. "Isso é consistentemente verdade. É uma medida de economia de custos de curto prazo com um enorme custo humano que não resolve um problema de longo prazo. (Falta de uma direção estratégica viável definida em nível executivo). Você provavelmente pode descobrir se confiar em seus desenvolvedores em vez de demiti-los. Em uma nota positiva, estou vendo uma ligeira mudança nessa direção. Na arena de baixo risco de remasterizações e remakes, mas eles são a base de algo maior."

Douse também chamou a EA por ser uma editora no valor de US$ 30 bilhões, mas ainda não conseguir apoiar a BioWare com uma base econômica. Douse postou sobre como demissões como essa afetam o "conhecimento institucional" que muitas vezes é perdido quando os desenvolvedores que perderam seus empregos deixam o setor.


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"É possível não demitir grandes partes de suas equipes de desenvolvimento entre ou depois dos projetos", postou ele. "Criticamente, reter esse conhecimento institucional é fundamental para o próximo. Muitas vezes é usado como desculpa para 'cortar gordura' e, até certo ponto, entendo isso sob pressão financeira, mas isso não destaca o quão desnecessária é a eficiência agressiva das corporações gigantes? Eu entenderia se eles estivessem bombeando hit após hit - talvez você pudesse argumentar que está funcionando - mas claramente a simplificação agressiva (demissões) não está. Não é nada além de corte de custos no sentido mais brutal. São *sempre* as pessoas mais abaixo na cadeia alimentar que sofrem, quando é *claramente* a estratégia mais alta na cadeia alimentar que está causando o problema. Em um navio pirata, eles jogavam o capitão ao mar. As empresas de videogames devem ser administradas como navios piratas."

No início desta semana, o gerente geral da BioWare, Gary McKay, revelou que o estúdio estava passando por uma pequena reestruturação para que seus desenvolvedores trabalhassem melhor no próximo projeto: Mass Effect 5. De acordo com McKay, uma equipe principal da BioWare está trabalhando no próximo Mass Effect, incluindo Mike Gamble, Preston Watamaniuk, Derek Watts e Parrish Ley, entre outros.

Dragon Age: The Veilguard parecia não ter um desempenho tão bom quanto a EA gostaria e, como resultado, a BioWare tem enfrentado alguns problemas desde o lançamento do jogo. No início deste mês, a diretora do jogo, Corrine Busche, deixou a empresa para trabalhar em um novo CRPG.

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.