Superman e o Livro de El

Superman prova mais uma vez porque é o pilar do Multiverso DC em The Book of El.

PRA RESUMIR

  • Superman é a verdadeira espinha dorsal da DC Comics, não só pelo poder, mas pela liderança e inspiração.

  • Em Adventures of Superman: The Book of El #1, a ausência do herói mostra como a Terra rapidamente mergulha no caos.

  • A HQ reforça que o Maior Super-Herói de Todos os Tempos não é apenas força, mas o símbolo que une e motiva todos os outros.

Superman foi o primeiro super-herói, e isso automaticamente o transformou em uma das figuras mais importantes do Multiverso DC. Não é exagero dizer que, inúmeras vezes, a DC construiu todo o seu universo narrativo em torno dele — algo que está acontecendo novamente após o impacto do Superman de James Gunn nos cinemas. O herói voltou a ser um “bilhete quente” e a editora aproveitou esse impulso: suas revistas solo estão nas mãos dos melhores roteiristas e desenhistas, além de novas minisséries que exploram diferentes camadas de sua identidade. A mais recente delas é Adventures of Superman: The Book of El, uma quase sequência da épica Warworld Saga.

A primeira edição de The Book of El já mostra sua força criativa ao retomar fios soltos da Warworld Saga — considerada uma das melhores histórias modernas do herói. Aqui, reencontramos Kryl-Ux, antigo aliado do Superman contra Mongul, que agora busca uma misteriosa fonte de energia. No entanto, quando ele retorna, não é como amigo: ele surge atacando a Terra com uma frota devastadora, mirando diretamente em Superman, que estava na Fazenda Kent. O herói reage, mas é subitamente arrancado da batalha por uma entidade misteriosa. O choque maior vem logo depois: anos se passam, e a ausência do Superman condena a Terra.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Essa trama nos leva a uma reflexão importante: apesar do crescimento da popularidade do Batman, o verdadeiro líder dos heróis da DC ainda é o Superman. Ele é o farol que todos seguem, a presença que muda o curso de qualquer batalha. Nos grandes eventos dos quadrinhos, há um padrão claro: os vilões sempre tentam afastar ou neutralizar o Superman primeiro. Seja em Crise Infinita, Crise Final ou Crise nas Infinitas Terras, o plano inicial quase sempre envolve deixá-lo fora do jogo. O motivo é simples: com ele em campo, as chances de vitória dos heróis disparam.

E não se trata apenas de força física ou de seus incríveis poderes kryptonianos. Há outros personagens tão ou mais poderosos em algumas versões, como a Supergirl, mas nenhum deles exerce o mesmo peso simbólico. O Superman é o “pai” da comunidade heroica da DC. Sua bondade, sua inspiração e seu exemplo moral são combustível para todos os outros. Diversos personagens já disseram nos quadrinhos que não querem decepcionar o Superman, e que lutar ao seu lado os faz dar ainda mais de si. Até mesmo Mulher-Maravilha e Batman se tornam mais determinados quando estão ao lado do Homem de Aço.

Em Adventures of Superman: The Book of El #1, o roteirista Phillip Kennedy Johnson acerta em cheio ao explorar essas nuances. Temos o Superman na intimidade da Fazenda Kent, vivendo com sua família e mostrando seu lado humano. Logo em seguida, o vemos como o herói supremo, lutando contra uma ameaça colossal. E então, sua súbita ausência escancara uma dura realidade: sem Superman, tudo desmorona.

Essa edição é mais do que apenas ação. É um lembrete poderoso de que o Superman não é apenas um herói de força, mas o coração e a alma da DC Comics. Ele é esperança, ele é inspiração, ele é o elo que mantém os heróis unidos.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.