CD Projekt RED revela as lições brutais que moldaram o futuro de Cyberpunk 2

Write a comment

Da crise ao sucesso com 35 milhões de vendas, o diretor Paweł Sasko detalha como o caos do lançamento de Cyberpunk 2077 forçou o estúdio a uma evolução sem precedentes.

PRA RESUMIR

  • A CD Projekt RED alcançou 35 milhões de vendas com Cyberpunk 2077 após anos de suporte e a bem-sucedida expansão Phantom Liberty.

  • O diretor Paweł Sasko admitiu que o estúdio precisou aprender a equilibrar a progressão de RPG com a narrativa e a importância de uma base técnica escalável.

  • A sequência, codinome Project Orion, já conta com uma equipe em expansão e será ambientada em uma nova e decadente metrópole inspirada em Chicago.

Mais de cinco anos após sua estreia turbulenta, Cyberpunk 2077 não é apenas um jogo, mas um estudo de caso sobre resiliência na indústria. Hoje, com a marca impressionante de 35 milhões de unidades vendidas, o título se tornou a principal fonte de receita da CD Projekt RED. No entanto, o caminho até aqui exigiu que o estúdio encarasse verdades difíceis. Paweł Sasko, diretor associado do projeto Orion (a aguardada sequência), revelou que a maior lição foi entender que a ambição precisa caminhar de mãos dadas com a viabilidade técnica.

Sasko aponta que a equipe aprendeu a ser "mais inteligente" com a dissonância ludonarrativa. Ele cita o conflito entre a saúde debilitada de V, que tosse sangue enquanto a Relíquia consome sua mente, e a progressão de RPG que o torna um semideus das ruas.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Para a sequência, o foco será garantir que sistemas, narrativa e temas se reforcem mutuamente, em vez de competirem entre si. No aspecto técnico, o estúdio abandonou as "correções superficiais" em favor de reformular sistemas centrais, uma filosofia que permitiu o brilho de Phantom Liberty e que servirá de base para o futuro.

Internamente, a CDPR passou por uma metamorfose. O lançamento polêmico expôs falhas graves como o crunch e problemas de comunicação, forçando uma reestruturação completa dos procedimentos de trabalho. Agora, com o desenvolvimento da sequência ganhando tração, o estúdio planeja ter mais de 450 desenvolvedores dedicados ao projeto até o final de 2027. Segundo o criador Mike Pondsmith, o novo jogo deixará Night City para trás em favor de um cenário que parece uma "Chicago que deu errado", prometendo um tom ainda mais sombrio e disciplinado.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.

Konami Logo

Parabéns! Você habilitou o Konami Code!