Game-Key Cards para o Switch 2 não terão limitações para uso ou trocas

Game-Key Cards permitirão acesso a grandes jogos físicos no Switch 2 sem ocupar espaço nos cartuchos.

Entre os vários anúncios feitos pela Nintendo durante e ao redor da sua mais recente apresentação Direct, focada no Switch 2, uma das revelações mais interessantes foi a introdução do novo sistema de Game-Key Cards. Essa iniciativa busca resolver um dos desafios técnicos enfrentados pela empresa: a limitação de espaço nos tradicionais cartuchos físicos para jogos maiores e mais pesados.

Segundo Tetsuya Sasaki, representante da Nintendo em entrevista ao portal GameSpot, os Game-Key Cards funcionarão de maneira diferente dos cartuchos normais. Eles não conterão os dados do jogo propriamente ditos, mas servirão como uma chave física de ativação. Mesmo assim, não estarão atrelados a uma conta Nintendo específica nem a um console Switch 2 em particular. Isso significa que os cartões poderão ser utilizados livremente em diferentes consoles, emprestados para amigos ou até revendidos no mercado de jogos usados, como se fossem mídias físicas tradicionais.

Sasaki explica: “Esses cartões-chave funcionarão no console em que forem inseridos, sem vínculo a contas específicas ou similares.” Em outras palavras, sua função é autenticar a posse do jogo, permitindo o download completo do título diretamente dos servidores da Nintendo. Ainda assim, para rodar o jogo posteriormente, será necessário inserir novamente o Game-Key Card no Switch 2, como se fosse um cartucho comum. Sem ele, o jogo não será executado.


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Os Game-Key Cards terão o mesmo formato e design externo dos cartuchos tradicionais, incluindo a coloração vermelha adotada para a nova geração. A Nintendo destaca ainda que apenas o primeiro acesso ao jogo exigirá uma conexão com a internet, o que facilitará o uso posterior mesmo em ambientes offline.

Embora a empresa não tenha confirmado se algum dos títulos apresentados no Direct utilizará esse formato logo no lançamento, é provável que os Game-Key Cards tenham sido criados como solução para os jogos AAA de terceiros, que costumam demandar muito mais espaço de armazenamento. Enquanto os títulos próprios da Nintendo são reconhecidos por sua otimização de tamanho, desenvolvedoras externas geralmente entregam jogos com recursos gráficos mais pesados, que exigem arquivos maiores.

O próprio hardware aprimorado do Switch 2 contribuirá para esse aumento. Com suporte para gráficos mais robustos, rodando em 1080p e até 4K, será necessário utilizar texturas de alta resolução e áudio mais detalhado — elementos que tradicionalmente ocupam boa parte do espaço em disco dos jogos modernos.

O Nintendo Switch 2 tem lançamento marcado para o dia 5 de junho, mas as pré-vendas estão temporariamente suspensas enquanto a empresa analisa o impacto das tarifas norte-americanas sobre os preços finais do produto. Ainda assim, a Nintendo segue comprometida em oferecer novas formas de consumir mídia física com flexibilidade e inovação.

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.