A honestidade criativa por trás do sucesso de Clair Obscur: Expedition 33

Clair Obscur: Expedition 33 brilha graças à paixão e honestidade dos desenvolvedores.
PRA RESUMIR |
O diretor de Clair Obscur: Expedition 33, Guillaume Broche, atribuiu o sucesso do RPG baseado em turnos à decisão de focar na criação de um jogo que ele e sua equipe realmente queriam jogar. Em uma conversa no canal do YouTube Pirate Software, Broche comentou que a sorte também teve um papel importante, mas a principal lição para outros desenvolvedores é que a autenticidade e o amor pelo projeto são elementos essenciais para criar algo especial.
"Eu diria que isso deve ser visto com cautela, porque me considero muito, muito, muito sortudo com o fato de as coisas terem se alinhado tão bem", explicou Broche quando questionado sobre seus conselhos para quem está começando no desenvolvimento de jogos. Para ele, a maior armadilha é tentar fazer algo pensando exclusivamente no que o público pode gostar. Ao invés disso, ele defende: "Você deve fazer um jogo que você mesmo goste".
Broche enfatizou que essa abordagem torna o processo de criação muito mais pessoal, mas sem soar egocêntrico. Ele acredita que um jogo autêntico, que fale diretamente ao coração de quem o cria, tem muito mais chances de conectar com o público. "Eu penso que, se o jogo ressoa de forma honesta e verdadeira, ele sempre encontrará o seu público", disse.
Ele também apontou para outros casos de sucesso no cenário indie, onde jogos que explodiram em popularidade muitas vezes nasceram da vontade dos desenvolvedores de criar algo que eles mesmos amariam jogar. Segundo ele, a honestidade nas escolhas criativas faz toda a diferença e permite que a essência do jogo se conecte com os jogadores de forma genuína.
Broche finalizou destacando o quanto se sente grato por ter uma equipe tão talentosa, com gostos que coincidem com os de muitos jogadores ao redor do mundo. "Eu ainda não acredito que isso seja real. Sou extremamente sortudo."
Lançado em abril para PC, PS5 e Xbox Series X/S, Clair Obscur: Expedition 33 ultrapassou a marca de 2 milhões de cópias vendidas pouco tempo após sua estreia. O sucesso foi tão expressivo que até a Larian Studios, responsável por Baldur's Gate 3, parabenizou a Sandfall Interactive, prevendo que o jogo pode chegar a vender entre 8 e 10 milhões de cópias.
Para saber mais sobre o jogo, confira nossa análise completa!
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.