Ciri assume o protagonismo em The Witcher 4 com apoio de Doug Cockle

Protagonismo de Ciri em The Witcher 4 reacende debate, mas dublador de Geralt defende a escolha com base nos livros.
PRA RESUMIR |
O lendário dublador Doug Cockle, que dá voz ao icônico Geralt de Rívia nos jogos da série The Witcher, entrou no debate sobre Ciri assumir o protagonismo em The Witcher 4. Durante um episódio do programa Fall Damage, onde reagia a memes feitos por fãs, Cockle abordou diretamente a polêmica em torno da mudança de foco da franquia, pedindo para que os críticos "acordem" e, acima de tudo, "leiam os malditos livros".
A declaração de Cockle veio após reagir a uma postagem que mencionava o spam da palavra 'woke' (termo pejorativo usado por grupos que criticam representatividade) durante a apresentação do trailer de The Witcher 4 no The Game Awards 2024. “Não tem nada de 'woke' nisso”, disse ele. “Ciri é uma personagem incrível do universo de The Witcher, e a escolha de focar nela é incrível. Não dá para ficar com Geralt em todos os jogos até o fim dos tempos.”
Segundo Cockle, a história de Geralt já foi encerrada, especialmente com a expansão Blood and Wine de The Witcher 3. Ele reforçou que Ciri é uma protagonista digna, com profundidade e potencial narrativo, que merece ter seu momento de destaque. “Se você leu os livros, entende por que a CD Projekt seguiu por esse caminho”, continuou. “Existe um universo inteiro ainda inexplorado com Ciri, e mal tocado em The Witcher 3 porque a história era do Geralt. Mas agora, é a vez dela.”
Cockle já havia demonstrado apoio à mudança em janeiro, chamando a decisão de “uma jogada muito boa”. Segundo ele, a transição para Ciri como nova protagonista da saga é interessante por vários motivos que estão nos livros, e que ele prefere não revelar para não estragar a experiência dos leitores.
Do lado da desenvolvedora, Piotr Nielubowicz, CFO da CD Projekt RED, também endossou o novo rumo. Ele afirmou que o trailer exibido no The Game Awards tinha como objetivo apresentar oficialmente Ciri como a nova protagonista e, ao mesmo tempo, mostrar o potencial do Unreal Engine 5, motor gráfico utilizado no desenvolvimento. “Ciri nos permite explorar inúmeras possibilidades narrativas e artísticas”, declarou Nielubowicz.
The Witcher 4 está em desenvolvimento para PC, PS5 e Xbox Series X/S, mas ainda não tem data de lançamento confirmada. Mesmo sem gameplay divulgado, o trailer já despertou debates intensos — e promessas de uma nova fase ousada e expansiva na franquia.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.