Resident Evil Requiem é um retorno às raízes do terror para escapar do efeito 'inflação da ação'

Write a comment

Diretor da Capcom explica como o novo jogo da franquia busca ser mais assustador que o anterior, adotando um ritmo mais metódico para recuperar a essência de 'Resident Evil 2'.

PRA RESUMIR

  • O diretor de Resident Evil Requiem explicou que o novo jogo da franquia retornará às raízes do survival horror, seguindo o estilo de Resident Evil 2.

  • A decisão foi tomada para evitar o "efeito inflação da ação" visto em títulos como Resident Evil 5 e 6, onde a ação se sobrepôs ao terror.

  • O lançamento do jogo está previsto para 27 de fevereiro de 2026, com versões para Xbox Series X/S, PS5, Switch 2 e PC.

A Capcom está determinada a levar a franquia Resident Evil de volta às suas origens. Em uma entrevista para a IGN durante a Tokyo Game Show 2025, o diretor Koshi Nakanishi e o produtor Masato Kumazama revelaram que Resident Evil Requiem será um jogo com uma abordagem mais focada no survival horror e menos na ação frenética. O objetivo é combater o que eles chamam de "efeito inflação", onde a cada novo título a ação precisa ser exagerada para superar o anterior, culminando em experiências como as de Resident Evil 5 e 6, que se distanciaram da essência do terror.

Nakanishi explicou que a franquia pode ser categorizada em uma escala entre os estilos de Resident Evil 2 (terror metódico) e Resident Evil 4 (ação). Enquanto Resident Evil Village se inclinou para o lado da ação, Requiem busca retornar ao estilo de Resident Evil 2, sendo "quase uma atualização" dessa fórmula.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

"Não queria ter que fazer isso com o nono título de Resident Evil, onde apenas tentei superar a ação em Village e acabei fazendo algo que não queria fazer", disse o diretor, reforçando o foco em uma experiência mais imersiva e assustadora.

Apesar da experiência do time, Nakanishi admitiu que é difícil para a equipe saber se o jogo é realmente assustador até que os jogadores o testem. Houve até mesmo um período de "preocupação interna" antes das primeiras demos serem exibidas. Ele também comentou sobre algumas ideias que a equipe considerou e descartou por serem "demais", como a protagonista Grace Ashcroft ter sua perna cortada. Isso não significa que não haverá sustos e momentos terríveis, mas a equipe se esforça para manter o equilíbrio.

Resident Evil Requiem está programado para ser lançado em 27 de fevereiro de 2026 para Xbox Series X/S, PS5, Switch 2 e PC.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.