Saints Row está morto? CEO da Saber Interactive explica o fracasso da franquia

O alto custo de produção e a falta de direção da franquia Saints Row foram fatores decisivos.
O CEO da Saber Interactive, Matthew Karch, acredita que a franquia Saints Row chegou ao fim porque jogos desse tipo não são mais financeiramente viáveis. Em conversa com Stephen Totilo, do Game File, Karch discutiu o aumento dos custos de desenvolvimento e explicou por que isso significa que dificilmente veremos novos títulos com o mesmo orçamento de Saints Row (2022).
"Eles eram tão caros pelo que ofereciam", afirmou Karch, referindo-se à franquia Saints Row. "Eles não sabiam o que estavam construindo. Não havia direção real. Isso não poderia durar. E, depois desse desastre, quem vai financiar um novo jogo?"
Ao longo dos anos, Saints Row passou por diversas reformulações. No início, a série se inspirava fortemente no sucesso de Grand Theft Auto: San Andreas, focando em um drama policial urbano. Com o lançamento do terceiro jogo, a franquia adotou um tom mais descontraído, explorando situações absurdas e exageradas.
Em Saints Row IV, a série deu um passo ainda mais radical, transformando-se em um jogo de super-heróis, permitindo que os jogadores usassem superpoderes para combater uma invasão alienígena. Já o Saints Row (2022) tentou reiniciar a franquia, buscando um equilíbrio entre o estilo original e a abordagem mais cômica de Saints Row The Third.
No entanto, Karch destacou que o investimento feito em Saints Row (2022) não trouxe os retornos esperados. Embora reconheça que manter o estúdio Volition teria sido positivo, ele afirmou que a decisão não era viável financeiramente.
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"Seria ótimo, em um mundo ideal, que todos mantivessem seus empregos", disse Karch. "Mas quando jogos com orçamentos de nove dígitos estão gerando receitas de apenas oito dígitos, isso coloca muitos desenvolvedores em uma posição insustentável."
Ele ainda reforçou que a época de investir grandes somas de dinheiro em títulos fora do universo de GTA acabou. "O mercado precisa amadurecer. Se isso não acontecer, a indústria inteira estará em perigo. Infelizmente, isso significa mais demissões."
A tentativa de reviver Saints Row em 2022 foi um fracasso comercial. Em maio de 2024, surgiram relatórios indicando que o jogo vendeu apenas 1,7 milhão de cópias, um número abaixo das expectativas. O desempenho decepcionante, somado à crise interna no Embracer Group, levou ao fechamento da Volition em 2023.
"Em junho passado, o Embracer Group anunciou um programa de reestruturação para manter sua posição no mercado", declarou a Volition em um comunicado oficial. "Como parte desse programa, eles avaliaram seus objetivos estratégicos e tomaram a difícil decisão de encerrar as atividades da Volition imediatamente."
Para mais detalhes sobre Saints Row (2022), confira nossa análise completa. Além disso, há rumores sobre um Saints Row 5, que supostamente traria de volta personagens icônicos como Johnny Gat, Shaundi e Pierce.
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Marcos Paulo I. Oliveira
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