FBC: Firebreak luta por audiência no PC após lançamento morno

Write a comment

FPS multiplayer da Remedy enfrenta dificuldades, mas atualizações para Firebreak podem mudar o jogo.

PRA RESUMIR

  • FBC: Firebreak, novo FPS da Remedy, teve pico abaixo de 2.000 jogadores simultâneos no PC.

  • A recepção foi mista, com críticas à falta de conteúdo, matchmaking e tutoriais no lançamento.

  • A Remedy promete grandes atualizações até 2026, com novos modos, recompensas e melhorias.

O mais novo jogo da Remedy Entertainment, o FPS multiplayer FBC: Firebreak, está enfrentando sérias dificuldades para conquistar seu público no PC. Lançado em 17 de junho de 2025, o título, ambientado no universo de Control, registrou um pico de apenas 1.992 jogadores simultâneos na Steam — um número bastante modesto, principalmente considerando a expectativa gerada em torno da estreia do primeiro título multiplayer da desenvolvedora.

Inicialmente revelado em junho de 2021 e exibido com mais detalhes no Xbox Partner Preview de outubro de 2024, FBC: Firebreak chegou com um trailer de jogabilidade em março de 2025 e um preço de lançamento de US$ 40. Apesar de adotar uma estrutura de jogo como serviço, o título evitou elementos impopulares como check-ins diários e passes de batalha, o que agradou parte da base de fãs. Além disso, o lançamento Day One no Xbox Game Pass e no PlayStation Plus Extra/Premium gerou entusiasmo entre os jogadores de console — cujos números de engajamento, até o momento, não foram divulgados.

No entanto, o cenário no PC não é animador. De acordo com o SteamDB, o jogo acumula atualmente avaliações “mistas”, e vários jogadores reclamam da escassez de conteúdo e da ausência de tutoriais. Muitos relataram terem finalizado praticamente tudo em um ou dois dias, sem contar os inúmeros problemas de matchmaking, com usuários afirmando que não conseguem encontrar partidas em nenhum dos modos disponíveis.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Curiosamente, títulos antigos da Remedy — como Control e até mesmo Max Payne 3 — têm atraído mais jogadores simultâneos que FBC: Firebreak, mesmo anos após seus respectivos lançamentos.

Apesar do começo difícil, a Remedy está apostando em atualizações robustas para reverter esse cenário. Segundo Thomas Puha, diretor de comunicação do estúdio, duas grandes atualizações estão planejadas: uma para o outono e outra para o inverno de 2025. As melhorias incluirão novos mapas, inimigos, equipamentos, recompensas e, com sorte, a tão esperada melhoria no matchmaking. Com base no feedback das primeiras semanas, o time também irá planejar adições contínuas ao longo de 2026.

Mesmo com um começo instável, há quem veja FBC: Firebreak como um ensaio para o futuro Control 2. Embora o FPS traga pouca narrativa, telas de carregamento com referências a personagens icônicos da franquia Control mantêm viva a conexão com o universo original. Vale lembrar que, após adquirir os direitos da IP em 2024, a Remedy recebeu vários prêmios com Control — incluindo "Jogo do Ano" em diversos veículos especializados. Com isso, os fãs aguardam ansiosamente uma sequência à altura.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.