Microsoft melhora experiência de jogos no Windows com entrega avançada de shaders

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Entrega avançada de shaders promete transformar jogos no Windows e reduzir drasticamente carregamentos.

PRA RESUMIR

  • A Microsoft anunciou na gamescom um novo recurso para Windows, voltado especialmente para dispositivos portáteis como o ROG Xbox Ally e Ally X.

  • A tecnologia chamada entrega avançada de shaders promete reduzir tempos de carregamento em até 85%, além de eliminar a gagueira gráfica nos primeiros lançamentos de jogos.

  • O sistema usa a nuvem para pré-compilar shaders e entregá-los junto com o jogo via Xbox App para PC, sem exigir trabalho extra dos estúdios.

Durante a gamescom deste ano, a Microsoft apresentou uma das suas inovações mais promissoras para o ecossistema de jogos no Windows: a entrega avançada de shader, um recurso que estreia oficialmente no ROG Xbox Ally e no ROG Xbox Ally X.

O objetivo é resolver um problema conhecido entre jogadores de PC: os longos carregamentos e a gagueira inicial causada pela compilação de shaders na primeira execução de um jogo. Esses shaders — responsáveis por iluminação, texturas, física e diversos outros efeitos gráficos — sempre precisaram ser compilados no dispositivo local, o que gerava lentidão e quedas de desempenho.

Com a nova tecnologia, a equipe DirectX, em parceria com o Xbox e a AMD, desenvolveu um processo que pré-compila os shaders na nuvem e os distribui junto ao jogo por meio do aplicativo Xbox no PC. Isso significa que, quando o jogador abre o título pela primeira vez, o cache já está pronto, permitindo pular essa etapa trabalhosa.

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O impacto prático é enorme: em testes realizados com Avowed, da Obsidian Entertainment, a Microsoft registrou uma redução de até 85% nos tempos de lançamento. Além de acelerar o acesso ao jogo, isso também aumenta a eficiência da bateria, já que o processamento é focado no gameplay e não na compilação.

Outro detalhe importante é que o lançamento inicial dessa tecnologia não exige nenhuma alteração por parte dos desenvolvedores. No futuro, a Microsoft pretende expandir a integração diretamente para os motores de jogos, garantindo que títulos futuros aproveitem o recurso desde o dia 1.

Para tornar o processo possível, foi criado um sistema baseado em dois novos formatos: o SODB (Shader Object Database), que coleta e organiza os shaders, e o PSDB (Precompiled Shader Database), que armazena os shaders já compilados e os distribui pela loja Xbox. Caso o driver de uma GPU seja atualizado, o cache é automaticamente renovado, mantendo o desempenho consistente.

A Microsoft revelou ainda que, em setembro, será lançado o AgilitySDK, um conjunto de APIs e ferramentas que permitirá que desenvolvedores e vitrines de jogos adotem a entrega avançada de shaders em larga escala.

Com isso, a promessa é clara: jogos mais rápidos, fluidos e acessíveis no Windows, principalmente em dispositivos portáteis.

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
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