Microsoft melhora experiência de jogos no Windows com entrega avançada de shaders

Entrega avançada de shaders promete transformar jogos no Windows e reduzir drasticamente carregamentos.

PRA RESUMIR
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Durante a gamescom deste ano, a Microsoft apresentou uma das suas inovações mais promissoras para o ecossistema de jogos no Windows: a entrega avançada de shader, um recurso que estreia oficialmente no ROG Xbox Ally e no ROG Xbox Ally X.
O objetivo é resolver um problema conhecido entre jogadores de PC: os longos carregamentos e a gagueira inicial causada pela compilação de shaders na primeira execução de um jogo. Esses shaders — responsáveis por iluminação, texturas, física e diversos outros efeitos gráficos — sempre precisaram ser compilados no dispositivo local, o que gerava lentidão e quedas de desempenho.
Com a nova tecnologia, a equipe DirectX, em parceria com o Xbox e a AMD, desenvolveu um processo que pré-compila os shaders na nuvem e os distribui junto ao jogo por meio do aplicativo Xbox no PC. Isso significa que, quando o jogador abre o título pela primeira vez, o cache já está pronto, permitindo pular essa etapa trabalhosa.
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O impacto prático é enorme: em testes realizados com Avowed, da Obsidian Entertainment, a Microsoft registrou uma redução de até 85% nos tempos de lançamento. Além de acelerar o acesso ao jogo, isso também aumenta a eficiência da bateria, já que o processamento é focado no gameplay e não na compilação.
Outro detalhe importante é que o lançamento inicial dessa tecnologia não exige nenhuma alteração por parte dos desenvolvedores. No futuro, a Microsoft pretende expandir a integração diretamente para os motores de jogos, garantindo que títulos futuros aproveitem o recurso desde o dia 1.
Para tornar o processo possível, foi criado um sistema baseado em dois novos formatos: o SODB (Shader Object Database), que coleta e organiza os shaders, e o PSDB (Precompiled Shader Database), que armazena os shaders já compilados e os distribui pela loja Xbox. Caso o driver de uma GPU seja atualizado, o cache é automaticamente renovado, mantendo o desempenho consistente.
A Microsoft revelou ainda que, em setembro, será lançado o AgilitySDK, um conjunto de APIs e ferramentas que permitirá que desenvolvedores e vitrines de jogos adotem a entrega avançada de shaders em larga escala.
Com isso, a promessa é clara: jogos mais rápidos, fluidos e acessíveis no Windows, principalmente em dispositivos portáteis.
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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
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