Hideo Kojima fala sobre conectividade e isolamento em Death Stranding 2
Kojima reflete sobre conectividade e isolamento em Death Stranding 2.
PRA RESUMIR
➡️ Hideo Kojima tem ideias para um possível Death Stranding 3, mas não pretende desenvolvê-lo pessoalmente.
➡️ O conceito de Plate Gates em Death Stranding 2: On the Beach abre possibilidades para sequências sem fim no universo do jogo.
➡️ A pandemia de COVID-19 influenciou diretamente os temas de isolamento e conectividade explorados na sequência.
O diretor de Death Stranding 2: On the Beach, Hideo Kojima, revelou recentemente que, embora tenha ideias para um possível Death Stranding 3, ele não pretende liderar o desenvolvimento de uma nova sequência. Em uma entrevista ao VGC, Kojima mencionou como os novos Plate Gates introduzidos em Death Stranding 2 poderiam permitir que jogos do universo Death Stranding fossem ambientados em diferentes países, criando a oportunidade para "sequências sem fim".
"Se eu usar esse conceito de Plate Gate, posso criar sequências infinitas", comentou Kojima. "Embora eu não tenha planos de fazer isso pessoalmente, já concebi uma ideia para outra sequência. Se eu passasse isso para outra pessoa, eles provavelmente poderiam fazer algo interessante."
Kojima também explicou como os temas de Death Stranding 2: On the Beach evoluíram a partir de suas reflexões durante a pandemia de COVID-19. Enquanto o primeiro Death Stranding foi desenvolvido antes da pandemia, a sequência se aprofunda na forma como a conectividade, que inicialmente aproximou as pessoas, também pode isolá-las.
Kojima lembrou que, logo após o lançamento do primeiro jogo, o mundo entrou em isolamento devido à pandemia, fazendo com que muitas de suas ideias sobre isolamento e conexão parecessem ainda mais relevantes. Ele observou como a Internet, que foi crucial para manter as pessoas conectadas durante esse período, também serviu para aumentar o distanciamento social.
"No mundo real, temos algo semelhante à Rede Quiral – a Internet", disse Kojima. "Ela nos manteve conectados, mas também criou um tipo de isolamento. Até hoje, algumas pessoas que trabalham no meu estúdio eu nunca conheci pessoalmente."
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Ele também comentou sobre como a transição para o metaverso e o uso de ferramentas digitais para comunicação durante a pandemia mudaram a forma como as pessoas interagem, muitas vezes substituindo encontros pessoais por telas e videochamadas. Para Kojima, essa mudança trouxe novas questões sobre a natureza da conectividade humana, algo que ele explora profundamente em Death Stranding 2.
O diretor ainda fez referência à teoria do bastão e da corda, um conceito central do primeiro jogo, sugerindo que os temas de Death Stranding 2 se aprofundam ainda mais nessa dualidade. Ele insinuou que os fios que aparecem no logotipo do novo jogo – agora descendo de cima, ao contrário do primeiro – simbolizam essa mudança de perspectiva.
Embora tenha se mostrado reservado sobre detalhes específicos da história, Kojima deixou claro que as experiências da pandemia influenciaram diretamente a narrativa e os temas de Death Stranding 2, prometendo surpresas para aqueles que se dedicarem a explorar seu novo mundo.
Death Stranding 2: On the Beach está atualmente em desenvolvimento para PS5 e tem lançamento previsto para 26 de junho.
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