PlayStation 6 poderá contar com modelo portátil e dois SoCs distintos
Rumores indicam que o PlayStation 6 usará dois SoCs, incluindo um voltado para versão portátil.
Mesmo com o PS5 Pro ainda nem tendo completado um ano de mercado, já começaram a surgir rumores e vazamentos sobre o aguardado PlayStation 6. O informante conhecido como Kepler, que anteriormente revelou com precisão detalhes sobre o uso de recursos inéditos do RDNA 4 no PS5 Pro, voltou a chamar atenção em setembro de 2024 ao afirmar que o PS6 contará com dois SoCs distintos.
Segundo as informações divulgadas, um desses SoCs seria destinado a um modelo portátil, e os indícios sobre seu desempenho têm se tornado cada vez mais concretos. Questionado recentemente no NeoGAF sobre a potência desse chip portátil em comparação ao PS5 caso fosse lançado até 2028, Kepler respondeu de forma clara: "Não, é um SoC de 15W fabricado em 3nm".
A resposta gerou uma enxurrada de questionamentos, especialmente sobre a utilidade de um console que não alcança o desempenho do PS5. Kepler, no entanto, garantiu que o dispositivo seria totalmente compatível com os jogos do PS5, ainda que não rodando na mesma resolução ou taxa de quadros, principalmente devido à largura de banda de memória mais baixa.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
➡️ Xbox Games Showcase anunciado para 8 de junho
➡️ Novo jogo da WB Games em 2025 pode envolver IP já conhecido
➡️ Horde Assault é destaque no Days Gone Remastered para PS5
➡️ Star Wars: Zero Company será revelado na Star Wars Celebration
Quando confrontado com a dúvida sobre onde esse novo hardware se posicionaria em termos de desempenho, Kepler disse que é difícil estimar, pois o chip utiliza uma arquitetura de GPU inédita, mas sugeriu que estaria "em algum lugar entre o Xbox Series S e o PS5". Outro dado curioso é que esse modelo portátil teria lançamento programado para alguns meses após o SoC principal do PS6.
Kepler também foi enfático ao esclarecer que a Sony não está apenas reutilizando chips do PS6 para criar o portátil. Segundo ele, os chips são diferentes, e o modelo portátil é projetado para operar com voltagens extremamente baixas. Ele revelou ainda que os CUs (Unidades Computacionais) da versão portátil seriam "bem menos que 40", reafirmando que se trata de um SoC exclusivo, mesmo que compartilhe algumas características com o projeto Soundwave.
Até o momento, a Sony não divulgou oficialmente uma janela de lançamento para o PlayStation 6, mas Hideaki Nishino, CEO da Sony Interactive Entertainment, já afirmou que o novo console não seguirá necessariamente o ciclo de vida do PS5. Isso indica que a empresa pode estar planejando uma abordagem mais dinâmica para sua próxima geração.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail