Shuhei Yoshida diz que teria recuado contra o foco do serviço ao vivo no PlayStation

Write a comment

Tendo deixado o PlayStation após 31 anos, Shuhei Yoshida fala sobre como ele teria resistido ao impulso para jogos de serviço ao vivo.

Shuhei Yoshida, conhecido por seu mandato na PlayStation, falou sobre a direção atual que a empresa tomou desde sua saída. Em uma entrevista com a Kinda Funny Games, que você pode conferir abaixo, Yoshida falou sobre como ele teria resistido aos planos da empresa de se concentrar em títulos de serviço ao vivo.

Yoshida falou sobre como, sob a liderança de Herman Hulst, a PlayStation estava pressionando seus estúdios first-party a trabalhar em títulos de serviço ao vivo na tentativa de capitalizar a popularidade de jogos como Overwatch 2 e Destiny 2. Isso culminou no lançamento fracassado do atirador de heróis Concord, que teve os servidores desligados em menos de um mês desde seu lançamento.

"Eu estava gerenciando esse orçamento anual e era responsável por alocar recursos para que tipo de jogos fazer", disse Yoshida. "Se a empresa estivesse considerando dessa forma, provavelmente não faria sentido parar de fazer outro God of War ou qualquer outra coisa, como um ótimo jogo para um jogador, e colocar todo o dinheiro nesses jogos de serviço."

"No entanto, o que eles fizeram depois que eu segui em frente e Herman Hulst assumiu é que eles adicionaram muito mais recursos. Eu não acho que eles disseram a ele para parar de fazer esses jogos para um jogador. Eles disseram, oh sim, esses jogos são ótimos. Continue fazendo isso e nós lhe daremos recursos adicionais para trabalhar nesses jogos de serviço e experimentá-los."


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR


Yoshida também falou sobre como tentar desenvolver um novo jogo no setor de serviços ao vivo é uma jogada incrivelmente arriscada, especialmente para uma empresa conhecida por seus amados títulos single-player. Embora alguns jogos tenham tido sucesso graças a esse movimento, como Helldivers 2, muitos outros falharam, como o título multiplayer cancelado The Last of Us Online.

"Tenho certeza de que eles sabiam que era arriscado e que a chance de um jogo de sucesso neste gênero extremamente competitivo seria pequena", disse ele. "No entanto, a empresa sabendo desse risco deu a Herman os recursos e a chance de experimentá-lo. Eu acho que foi assim que eles fizeram, então na minha mente eu estava, oh uau, isso é ótimo e espero que alguns jogos se tornem bem-sucedidos. Felizmente, Helldivers 2 se saiu muito bem. Ninguém esperaria isso. Você não pode planejar um sucesso nesta indústria, essa é a parte mais divertida."

"Eu pensei que se eu estivesse na posição de Herman, eu teria tentado resistir a essa direção", disse Yoshida. "Talvez essa seja uma das razões pelas quais eles me removeram (risos)."

Na mesma entrevista, Yoshida também nos deu sua opinião sobre por que um projeto relacionado a Bloodborne ainda não foi anunciado pela Sony ou pela FromSoftware. Enquanto Yoshida disse que estava apenas adivinhando, ele falou sobre como o diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki, provavelmente está muito ocupado para lidar com isso, mas quer fazer isso sozinho. A Sony, de acordo com Yoshida, quer respeitar os desejos de Miyazaki a esse respeito.

Yoshida nos deu insights sobre o funcionamento interno dos estúdios PlayStation no passado. Em 2023, ele falou sobre como, mesmo com muito tempo gasto na prototipagem, vários jogos são cancelados antes mesmo de serem anunciados. "Cancelamos tantos jogos", disse Yoshida. "Eu geralmente tento convencer o desenvolvedor de que estou tentando salvá-lo de ficar preso a este projeto."

Shuhei Yoshida deixou recentemente o PlayStation depois de passar mais de 31 anos na empresa.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.