Xbox em Xeque? Analistas e rumores agitam o futuro da divisão de jogos da Microsoft

Write a comment

Debate sobre rumores de encerramento do Xbox em 2021 revela divisão entre analistas e estratégia focada no Game Pass.

Com relatos do início desta semana sobre o CEO da Microsoft, Satya Nadella, sendo confrontado com a escolha de encerrar a divisão Xbox da empresa em 2021, vários analistas, bem como um porta-voz da Microsoft, falaram sobre o assunto.

De acordo com a WCCFTech, um porta-voz da Microsoft afirmou que Nadella não poderia ter fechado a divisão Xbox, referindo-se a isso como um boato.

Entre os analistas que falam sobre isso estão o gerente de portfólio da Janus Henderson Investors, Denny Fish, o analista Michael Pachter e o gerente de investimentos do fundo Macquarie Science and Technology, Gus Zinn.

Um tema comum ao longo dos comentários é que, embora a divisão Xbox possa ter exigido alguns grandes investimentos, como a aquisição da Activision Blizzard, por exemplo, o negócio ainda tem sido um dos desempenhos mais consistentes da Microsoft.

"É também um negócio que teve algum grau de consistência ao longo de um período de três a cinco anos, mas foi altamente volátil de ano para ano, porque você é muito dependente de grandes lançamentos como Call of Duty", disse Fish.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR


Em última análise, muitos investidores e analistas acham que se a divisão Xbox será encerrada ou não no futuro, tudo se resumirá a se a aquisição da Activision Blizzard acabará ajudando no crescimento a longo prazo, especialmente para serviços recorrentes baseados em pagamento, como o Xbox Game Pass.

"Setenta bilhões de dólares não é uma ninharia - é muito dinheiro", disse Pachter. "Eles podem perder dinheiro no curto prazo, o que é bom, desde que possam provar que, no longo prazo, o Game Pass é uma fonte sólida de receita recorrente."

Por outro lado, Zinn acredita que a demanda por serviços como o Game Pass pode estar em tendência de queda. "Eu só acho que a maioria do mercado de jogos realmente não quer um Game Pass", disse ele.

Independentemente de a empresa encerrar ou não sua divisão Xbox, no entanto, Nadella manteve no passado o foco no fato de que a Microsoft tem sido tradicionalmente uma empresa de software. Em outubro, Nadella reiterou que a empresa continuaria a trazer alguns de seus maiores lançamentos para outras plataformas, como PlayStation e Switch.

Em 2023, Nadella dobrou o desejo de se concentrar em software, afirmando que "adoraria se livrar" dos exclusivos do console. Em vez de vender jogos para um único conjunto de hardware, Nadella quer que os lançamentos da empresa obtenham um público maior por estarem disponíveis em todas as plataformas existentes. Atualmente, a Microsoft vem realizando essa visão não apenas lançando seus principais títulos no PC, mas trazendo alguns deles para PS5 e Nintendo Switch também.

Vale a pena notar que, de acordo com relatórios do início deste mês, os desenvolvedores esperam perder algumas vendas quando trazem seus títulos para o Game Pass. Dependendo do tamanho do jogo, os desenvolvedores esperam perder cerca de 80% das vendas que teriam feito no Xbox. Os títulos multiplataforma, no entanto, têm a propriedade única de aumentar as vendas em outras plataformas se entrarem no Game Pass, provavelmente com mais jogadores querendo conferir o jogo.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.