Borderlands 4, polêmica do preço, pedido de desculpas e novo foco no lançamento

Após comentários controversos sobre fãs "de verdade", chefe da Gearbox volta atrás e reforça entusiasmo por Borderlands 4.
PRA RESUMIR |
A comunidade de fãs de Borderlands foi pega de surpresa por um comentário polêmico vindo de Randy Pitchford, o CEO da Gearbox Software. Em resposta a uma discussão sobre o possível preço de US$ 80 para Borderlands 4, Pitchford afirmou que “fãs de verdade encontrariam uma maneira” de adquirir o jogo, citando sua própria experiência pessoal com jogos caros nos anos 90. A frase, no entanto, caiu mal entre os jogadores, que a entenderam como uma tentativa de medir o valor do fã com base em sua capacidade financeira.
Pitchford relembrou quando pagou US$ 80 por Starflight, para Sega Genesis, enquanto trabalhava em uma sorveteria em Pismo Beach, no início dos anos 90. “Se você é um fã de verdade, encontrará uma maneira de fazer isso acontecer”, escreveu ele na plataforma X (antigo Twitter). A repercussão foi imediata: muitos fãs zombaram da comparação e criticaram o elitismo implícito, lembrando que o mundo passa por dificuldades econômicas que tornam esse tipo de afirmação insensível.
No dia seguinte, o próprio Pitchford voltou à mesma plataforma para tentar consertar a situação. Respondendo a um fã que o comparou ao vilão Handsome Jack, de Borderlands 2, Pitchford usou de bom humor e reconheceu o erro. “Cara, olá, JackGPT, é assim que eu pareço? Foi mal”, brincou ele, fazendo referência ao personagem e mencionando o post como a “coisa mais engraçada” que viu naquele dia.
Em seguida, adotou um tom mais sério:
“Falando sério, porém, ninguém gosta de ser dado como certo e não era minha intenção. Sinto-me honrado pelo amor e apoio que todos demonstraram à equipe enquanto nos esforçamos para colocar este jogo incrível em suas mãos. Eles estão arrasando, e mal posso esperar para que todos joguem o que será o melhor Borderlands de todos os tempos!”
Ele finalizou garantindo que, independentemente do preço final, o jogo vai valer cada centavo.
Enquanto a Gearbox tenta reconquistar o público, o desenvolvimento de Borderlands 4 segue em ritmo acelerado. Segundo o diretor criativo Randy Varnell, o projeto já está em andamento há seis anos, começando logo após o lançamento de Borderlands 3. A versão para Nintendo Switch 2 também está confirmada, e foi destaque em um vídeo recente do programa Creator’s Voice.
Com lançamento previsto para 12 de setembro, o jogo estará disponível para PC, PS5, Xbox Series X/S e Switch 2, e promete expandir ainda mais o universo da série com grandes aventuras, como revelou Varnell. O trailer de jogabilidade, divulgado no início do mês, mostrou novos métodos de travessia, além de pistas sobre a narrativa do novo capítulo.
Boy howdy, JackGPT, is that how I sound? My bad, but cheers to Duke_Newcombe and @MoxsyOG for the funniest thing I’m going to read today!
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) May 22, 2025
In seriousness though, nobody likes being taken for granted and it was not my intent. I’m humbled by the love and support everyone has shown… https://t.co/jWtNh9YpPX
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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
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