Como o fim de Pantera Negra e projetos da EA abalam o moral na Respawn

Após o cancelamento de Pantera Negra, desenvolvedores desabafam sobre demissões, projetos cancelados e clima tenso na Respawn.
PRA RESUMIR |
O recente cancelamento de Pantera Negra e o fechamento do estúdio Cliffhanger Games geraram ondas de impacto não apenas entre os envolvidos diretamente no projeto, mas também na Respawn Entertainment, outro estúdio pertencente à EA. Patrick Wren, designer sênior de encontros em Star Wars Jedi: Survivor, usou o BlueSky para desabafar sobre o momento atual: "O moral está no nível mais baixo de todos os tempos", escreveu ele, ao responder a um post lamentando o fim de Pantera Negra. Em outra mensagem, reforçou: "Eu posso dizer isso".
A fala de Wren acontece em meio a uma série de cortes e cancelamentos de projetos dentro da EA. Nos últimos meses, a empresa demitiu cerca de 300 funcionários em várias divisões, com 100 deles vindo diretamente da Respawn Entertainment. Dentre os projetos cancelados estavam dois títulos incubados pela Respawn – um deles, rumores indicavam, seria um jogo de tiro multiplayer ambientado no universo Titanfall, enquanto o outro, com o codinome R7, não teve muitos detalhes divulgados. Um ex-funcionário chegou a confirmar o fim de outro projeto de tiro multiplayer em março, lamentando em um post no LinkedIn (posteriormente excluído) o encerramento repentino.
Em comunicado, a EA comentou sobre as demissões:
"Estamos tratando nosso pessoal com cuidado e respeito durante todo esse processo, trabalhando para minimizar os impactos, ajudando os funcionários afetados a explorar novas oportunidades dentro da empresa quando possível e fornecendo suporte durante a transição."
A presidente da EA Entertainment, Laura Miele, também abordou as recentes decisões em um e-mail enviado à equipe, onde afirmou:
"Essas decisões são difíceis. Elas afetam as pessoas com quem trabalhamos, aprendemos e compartilhamos momentos reais. Estamos fazendo tudo o que podemos para apoiá-los – incluindo encontrar oportunidades dentro da EA, onde tivemos sucesso ajudando as pessoas a conseguir novas funções."
Enquanto isso, os desenvolvedores que trabalharam no Pantera Negra começaram a compartilhar seus sentimentos nas redes sociais. A artista conceitual Karla Ortiz destacou o talento e a dedicação da equipe, descrevendo o projeto como um jogo incrível, detalhado e belo:
"Eu fazia parte dessa equipe incrível. Estávamos trabalhando em um jogo tão incrível e impressionante. Detalhado, rico, bonito. Parte meu coração que o mundo não veja. Também parte meu coração dizer adeus à equipe. Que honra trabalhar com todos vocês. Que dia triste."
Essas manifestações ressaltam a decepção e a tristeza de uma comunidade de desenvolvedores que dedicaram tempo, paixão e talento a projetos que, infelizmente, não chegarão aos jogadores.
Morale has been at an all-time low. I can say that much.
— Patrick Wren (@witdarkstar.bsky.social) 28 de maio de 2025 às 15:47
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.