A Sucker Punch quebra a regra dos orçamentos bilionários com Ghost of Yōtei

Com a mesma verba de Ghost of Tsushima, a sequência promete manter a qualidade de um blockbuster com uma estratégia de produção inteligente e ousada.
PRA RESUMIR
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Em uma indústria onde jogos de grande orçamento se tornaram a norma, com títulos como The Last of Us Part 2 e Horizon Forbidden West custando mais de US$ 200 milhões, a Sucker Punch está desafiando o status quo com Ghost of Yōtei. O co-fundador do estúdio, Brian Fleming, revelou que a tão aguardada sequência teve um orçamento “muito, muito semelhante” ao seu antecessor, o aclamado Ghost of Tsushima, que custou cerca de US$ 60 milhões.
A notícia é surpreendente, especialmente porque Ghost of Yōtei promete valores de produção ainda mais altos, já que foi desenvolvido exclusivamente para o PS5. A equipe conseguiu manter os custos controlados, entregando um jogo com a mesma duração e tamanho de mapa, sem a necessidade de inflar o orçamento.
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O sucesso de Ghost of Tsushima, que vendeu mais de 13 milhões de cópias, prova que a estratégia da Sucker Punch é um acerto. Com um novo IP que se tornou um fenômeno global, a desenvolvedora mostrou que é possível criar um jogo de altíssima qualidade sem a necessidade de um orçamento astronômico.
O lançamento de Ghost of Yōtei em 2 de outubro para o PS5 é um teste para o mercado de jogos, provando que é possível ser ambicioso e financeiramente responsável ao mesmo tempo. A Sucker Punch está abrindo um novo caminho para a indústria, mostrando que o sucesso de um jogo não depende apenas de quanto dinheiro é injetado, mas da visão e da eficiência de sua equipe.
Ghost of Yotei's budget will seemingly be around the same as Ghost Of Tsushima (reported at 60 million dollars).
— JorRaptor (@Jorraptor) September 20, 2025
This is huge when:
- Spider Man 1 (≈90 million) -> Spider-Man 2 (≈300)
- Horizon 1 (≈60) -> Horizon 2 (≈212)
- The Last Of Us 1 (≈20) -> Part 2 (≈240) pic.twitter.com/fmVPnMhPHs
'When we look at the financials and the costs, the man years, the amount of months that the team—times the size of the team—worked on it, [it’s] very, very similar, actually'
— JorRaptor (@Jorraptor) September 20, 2025
- Brian Fleming, the co-founder of Sucker Punch
Full interview https://t.co/3VwA9fxoP7
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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
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