Bend Studio enfrenta demissões enquanto Sony reestrutura projetos de serviço ao vivo

Write a comment

Bend Studio inicia novo projeto após demitir 30% da equipe e ver cancelamento de jogo de serviço ao vivo.

PRA RESUMIR

  • O Bend Studio, conhecido por Days Gone e Syphon Filter, demitiu 40 funcionários, o que representa cerca de 30% de sua equipe.
  • A medida vem após o cancelamento de seu projeto de serviço ao vivo, parte de uma reavaliação da estratégia da Sony para esse tipo de jogo.
  • Apesar das demissões no Bend, outros estúdios impactados, como a Bluepoint Games, não passaram pelo mesmo corte de pessoal.

De acordo com informações obtidas por Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, o Bend Studio, conhecido por sucessos como Syphon Filter e Days Gone, demitiu 40 colaboradores, totalizando 30% de sua força de trabalho. As dispensas ocorrem na esteira do cancelamento do jogo de serviço ao vivo que o estúdio vinha desenvolvendo, parte de uma ampla revisão da estratégia da Sony Interactive Entertainment.

Embora a Sony tenha garantido anteriormente que nenhum estúdio seria fechado, nada foi mencionado sobre demissões, que agora começam a se tornar mais frequentes dentro da organização. Apesar do impacto, Schreier afirma que o Bend Studio já está engajado em um novo projeto, embora sem muitos detalhes divulgados até o momento.

Outros estúdios da Sony também tiveram jogos de serviço ao vivo cancelados no mesmo período. A Bluepoint Games, por exemplo, também teve um projeto engavetado, mas segundo as apurações, não sofreu com demissões.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

➕ Street Fighter 6 ultrapassa 5 milhões de unidades vendidas
➕ Nintendo Switch 2 bate recorde histórico de vendas com 3,5 milhões de unidades
➕ Grounded 2 reforça sua proposta cooperativa e pode expandir para mais plataformas
➕ Call of Duty: Black Ops 7 ainda não tem versão confirmada para o Switch

Essa movimentação da Sony reflete uma clara mudança de direção quanto aos seus planos com jogos como serviço. Em dezembro de 2023, a Naughty Dog cancelou seu multiplayer autônomo de The Last of Us, afirmando que o foco seria voltado novamente para experiências single-player, como o futuro título Intergalactic.

Além disso, a SIE London Studio foi encerrada oficialmente em fevereiro de 2024, junto com o cancelamento de seu título de fantasia também baseado em modelo de serviço contínuo.

Já o polêmico Concord, que deveria ter sido lançado anteriormente, fracassou de forma massiva, levando ao encerramento do Firewalk Studios. Outros projetos com problemas incluem Marathon, da Bungie, e Fairgame$, da Haven Studios — este último com a saída da fundadora Jade Raymond, por motivos não esclarecidos.

Esses acontecimentos reforçam a percepção de que a Sony está recalculando a rota após uma tentativa ambiciosa (e frustrada) de explorar o mercado de jogos como serviço, retornando o foco para aquilo que tradicionalmente fez com excelência: grandes narrativas single-player.

Sony's Bend studio, which canceled a live-service game earlier this year, is laying off 30% of staff today (around 40 people), Bloomberg News has learned. The studio has been spinning up a new project following the cancellation.

— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 10 de junho de 2025 às 15:12

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.