Bend Studio enfrenta demissões enquanto Sony reestrutura projetos de serviço ao vivo

Bend Studio inicia novo projeto após demitir 30% da equipe e ver cancelamento de jogo de serviço ao vivo.
PRA RESUMIR
|
De acordo com informações obtidas por Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, o Bend Studio, conhecido por sucessos como Syphon Filter e Days Gone, demitiu 40 colaboradores, totalizando 30% de sua força de trabalho. As dispensas ocorrem na esteira do cancelamento do jogo de serviço ao vivo que o estúdio vinha desenvolvendo, parte de uma ampla revisão da estratégia da Sony Interactive Entertainment.
Embora a Sony tenha garantido anteriormente que nenhum estúdio seria fechado, nada foi mencionado sobre demissões, que agora começam a se tornar mais frequentes dentro da organização. Apesar do impacto, Schreier afirma que o Bend Studio já está engajado em um novo projeto, embora sem muitos detalhes divulgados até o momento.
Outros estúdios da Sony também tiveram jogos de serviço ao vivo cancelados no mesmo período. A Bluepoint Games, por exemplo, também teve um projeto engavetado, mas segundo as apurações, não sofreu com demissões.
Essa movimentação da Sony reflete uma clara mudança de direção quanto aos seus planos com jogos como serviço. Em dezembro de 2023, a Naughty Dog cancelou seu multiplayer autônomo de The Last of Us, afirmando que o foco seria voltado novamente para experiências single-player, como o futuro título Intergalactic.
Além disso, a SIE London Studio foi encerrada oficialmente em fevereiro de 2024, junto com o cancelamento de seu título de fantasia também baseado em modelo de serviço contínuo.
Já o polêmico Concord, que deveria ter sido lançado anteriormente, fracassou de forma massiva, levando ao encerramento do Firewalk Studios. Outros projetos com problemas incluem Marathon, da Bungie, e Fairgame$, da Haven Studios — este último com a saída da fundadora Jade Raymond, por motivos não esclarecidos.
Esses acontecimentos reforçam a percepção de que a Sony está recalculando a rota após uma tentativa ambiciosa (e frustrada) de explorar o mercado de jogos como serviço, retornando o foco para aquilo que tradicionalmente fez com excelência: grandes narrativas single-player.
Sony's Bend studio, which canceled a live-service game earlier this year, is laying off 30% of staff today (around 40 people), Bloomberg News has learned. The studio has been spinning up a new project following the cancellation.
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 10 de junho de 2025 às 15:12
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.