PS6 deve ter desempenho equivalente à Radeon RX 9070 XT, indica insider

Write a comment

Insider da AMD sugere que o PS6 trará salto gráfico comparável a placas topo de linha da geração atual.

PRA RESUMIR

  • PS6 pode ter desempenho similar ao de uma Radeon RX 9070 XT, segundo o insider da AMD KeplerL2.

  • Console incluiria tecnologias avançadas como Dense Geometry Format, Streaming Wave Coalescer e ray tracing aprimorado.

  • Xbox Magnus teria desempenho semelhante à RTX 5080, mas com menos recursos avançados da arquitetura RDNA 5 da AMD.

Com os rumores sobre os consoles de próxima geração ganhando força, um novo comentário do insider KeplerL2, conhecido nos fóruns da AMD, trouxe comparações que nos ajudam a entender o tipo de potência gráfica que podemos esperar do PS6. Em uma postagem recente no NeoGAF, ele afirmou que o novo console da Sony terá desempenho equivalente à atual Radeon RX 9070 XT, uma das placas de vídeo mais poderosas da AMD.

No mesmo comentário, KeplerL2 revelou que a GPU do PS6 contará com tecnologias inéditas, como o Dense Geometry Format, que permite usar técnicas gráficas semelhantes ao Nanite do Unreal Engine 5 diretamente no nível de hardware. Além disso, o console incluiria o Streaming Wave Coalescer, que facilita a execução fora de ordem de instruções, o Workgroup Self-Launch, que reduz os gargalos entre CPU e GPU, e núcleos de ray tracing aprimorados, garantindo maior fidelidade visual.

Ao comparar o que vem por aí nos consoles, KeplerL2 também citou o futuro Xbox, cujo codinome é Magnus. Segundo ele, a GPU do Xbox seria equivalente à GeForce RTX 5080, da Nvidia, mas com menos funcionalidades avançadas em relação ao PS6. O motivo estaria na diferença entre as arquiteturas utilizadas: enquanto o PS6 se beneficiará do que há de mais moderno da AMD com a RDNA 5, a Nvidia estará com a arquitetura Blackwell na linha 50xx.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Relatórios anteriores já sugeriam que a nova geração PlayStation trará melhorias significativas em eficiência energética, superando PS5 e PS5 Pro não apenas em performance, mas também em consumo. Já o novo PlayStation portátil, embora com potência equivalente a um PS5 padrão, consumirá bem menos energia — com a Sony mirando em um consumo de apenas 15 watts, uma promessa para jogatina portátil sem abrir mão de qualidade.

No entanto, apesar das melhorias de hardware, nem todos os recursos mais modernos serão disponibilizados no lançamento. Um relatório de julho revelou que tanto o PS6 quanto o Xbox Magnus não suportarão o D3D12 Work Graphs, tecnologia do DirectX 12 criada para tornar a renderização gráfica mais eficiente, especialmente com motores como o Unreal Engine 5. A expectativa é que essas ferramentas sejam adotadas mais adiante, quando a programação gráfica dos jogos evoluir para utilizá-las plenamente.

Essa transição será marcada por um período de geração cruzada, no qual jogos continuarão sendo lançados tanto para os consoles atuais quanto para os novos modelos. Isso deve garantir uma adoção mais gradual das novas tecnologias, com o desenvolvimento evoluindo ao longo dos próximos anos.

Por fim, outro detalhe importante: os relatórios mais recentes indicam que o PS6 manterá 16 GB de RAM, o mesmo volume já utilizado nas versões atuais, mas com possível aumento de largura de banda e otimizações que garantam melhor desempenho.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.