Keeper traz amizade inesperada e narrativa sem palavras

Keeper aposta em uma experiência única de amizade e descoberta sem usar palavras.

PRA RESUMIR
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A Double Fine revelou novos detalhes sobre Keeper, sua próxima aventura narrativa, acompanhados de comentários do diretor criativo Lee Petty sobre como o jogo pretende contar uma história profunda e emotiva sem o uso de palavras. A trama acompanha a improvável amizade entre um farol com vida própria e um pássaro chamado Twig, conduzindo o jogador por uma jornada de descobertas e significados.
Em entrevista ao Xbox Wire, Petty destacou que a essência do projeto está no inesperado. O jogo convida os jogadores a relaxarem, explorarem e se abrirem a situações surpreendentes, sem a pressão de “errar” ou “morrer”. Como explicou, não há possibilidade de falhar de forma definitiva: Keeper é uma experiência pensada para a experimentação e para a curiosidade.
A jogabilidade começa de forma simples: o jogador pode mover o farol e usar seu feixe de luz para guiar Twig. Aos poucos, novos elementos vão sendo introduzidos, expandindo as mecânicas. O farol pode alternar entre dois modos principais: o feixe desfocado, ideal para explorar o ambiente e revelar sutilezas ocultas, e o feixe focado, que desencadeia transformações maiores e ajuda a resolver enigmas. Já Twig complementa as habilidades, manipulando objetos e interagindo com o mundo físico, em situações que exigem cooperação entre os dois.
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Durante a demo exibida na Gamescom, o entrevistador relatou ter encontrado 11 quebra-cabeças diferentes em apenas 15 minutos de jogo, além de múltiplas interações menores, mostrando a densidade e a riqueza do design. Segundo Petty, grande parte da diversão está no próprio senso de exploração do jogador, que encontrará narrativas ambientais, interações secretas com criaturas e momentos abertos à interpretação pessoal.
Outro ponto central no desenvolvimento de Keeper é a simplicidade. O jogo foi feito para ser acessível, sem controles complexos ou desafios punitivos. Petty reforça que não é um título sobre domínio técnico, mas sim uma experiência única, estranha e relaxante, que qualquer pessoa pode aproveitar. Além disso, o jogo conta com uma ampla gama de recursos de acessibilidade, permitindo remapeamento de controles e suporte tanto para teclado e mouse quanto para controle.
O aguardado Keeper chega em 17 de outubro para PC e Xbox Series X/S, pelo preço de US$ 29,99. O jogo será lançado também no Game Pass já no primeiro dia, e faz parte do programa Xbox Play Anywhere.
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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
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