Fãs de PlayStation sentem-se negligenciados pelas decisões da Sony

A persistência dos jogos como serviço e a falta de transparência da Sony decepcionam os fãs de PlayStation, que esperam por um futuro mais promissor em 2025.
Acostumados a grandes jogos single player, transparência nos anúncios e previsões constantes de jogos que seriam lançados o fã de PlayStation parece ser secundário nos planos da Sony.
Enquanto as notícias dão ânimo para os acionistas (É a geração mais lucrativa para a marca) nós ficamos a deriva. Após a aposentadoria de Jim Ryan estávamos esperançosos que os jogos como serviço perdessem as forças mas ao contrário do que pensávamos, eles continuam a perdurar na empresa. Helldivers 2 vendeu 15 milhões, superando em poucos meses o hit que foi Homem aranha 2 que precisou de mais tempo para conseguir esta marca. E em meio a esta tormenta aparente cancelaram o jogo que todos nós queríamos e não veremos mais: O modo factions de The Last Of Us. Para um contexto, o modo multiplayer da franquia era amplamente aguardado pelos fãs.
Logicamente, ficamos ocupados com jogos de suporte. Publicados pelo PlayStation Studios ou com exclusividades negociadas diretamente com as desenvolvedoras vimos até agora Final Fantasy 7: Rebirth, Helldivers 2, Rise of the Ronin e Stellar Blade vieram. Até o fim do ano teremos um jogo multiplayer chamado Concord, uma aventura singleplayer de Astrobot e um jogo lego da franquia Horizon.
Agora você que está lendo, oras meu amigo fã de PlayStation, não era isso que você queria?
E a resposta é: NÃO. Ta bacana, mas é MUITO POUCO.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
- Assassin’s Creed Shadows: A indignação seletiva em prática
- Dragon’s Dogma e Elden Ring: A magia da descoberta e como a indústria pode aprender com essas franquias
- Alerta sobre a segurança da PSN e como a PlayStation precisa melhorar seu suporte
- [Review: Bruno Castelar] Rise of the Ronin: viciante e divertido em meio a altos e baixos
Os projetos escondidos da Imsomniac só apareceram porque um hacker atacou os arquivos nos servidores do estúdio. Ghost of Tsushima 2 não teve nenhuma notícia. Nada sobre o jogo novo da Bluepoint que tem sido a bucha de canhão da Sony para remasters e remakes desde sempre. Nada também sobre The Last of Us 3. Nada sobre o tal jogo que de forma irresponsável o diretor Neil Druckmann se gabou em entrevista pavorosa que beira o clichê. Não bastasse o mesmo admitindo que a Sony interpretou mal o que foi dito, a própria empresa pede desculpa e a retira do ar.
O Beta de Concord foi lançado e parece ter se tornado um fiasco. Não quero que a Firewalk Studio sofra com onda de demissões novamente mas a responsabilidade é total da Sony que apostou em um mercado predatório que tem exemplares até gratuitos para os jogadores.
Na opinião deste crítico, mesmo sendo um ano pessimista para o fã mais fanático como eu que espera os motivos que o fizeram ter um PlayStation como nas gerações passadas, a torcida fica para que em 2025 os jogos que esperávamos sejam ao menos anunciados. A estratégia da Microsoft de MOSTRAR os projetos se mostra muito mais útil que as da sony, que espera hackers vazarem seus arquivos pra tomar alguma atitude (Cuidar da segurança de seus estúdios e da psn é secundário para eles aparentemente também).
E todas essas situações parecem ter mudado o foco e o trabalho interno. Rumores de projetos voltados ao multiplayer cancelados, atraso em outras obras por conta da distribuição dessas equipes pelos estúdios... Série de Horizon cancelada também entra no hall de incertezas da empresa.
Continuarei gostando e jogando tudo que posso do PlayStation. Entendam que uma biblioteca como a minha e o costume de anos na plataforma me impedem de migrar tão cedo mas a possibilidade de ter mais de um console me seduz e muito. Se tem algo que a Sony não parece entender é que apesar do jogador single player ser nichado em seu ecossistema nós também fazemos barulho não comprando ou simplesmente ignorando suas investidas em jogos como serviço. Atitudes como essa denotam uma falta de comunicação para com seus fãs. Quase custou a ela na era PS3.
Veremos o que nos aguarda em 2025.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Bruno Castelar
PSN: Sr-SuaMae
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.