Referências a Hideo Kojima em Death Stranding 2 reforçam tradição autorreferencial

Kojima se coloca no centro de Death Stranding 2 — literalmente como uma constelação.

PRA RESUMIR
|
Os jogos de Hideo Kojima são amplamente reconhecidos por seu estilo único e altamente autorreferencial, com constantes acenos a obras passadas e ao próprio criador. Seu novo título, Death Stranding 2: On The Beach, segue essa tradição de forma inesperada — com o próprio Kojima aparecendo no céu como uma constelação.
Em uma entrevista recente ao site GameSpark, o lendário designer japonês comentou de forma bem-humorada que, quando tenta delegar essas inserções para a equipe, o grupo “finge não entender” o pedido.
“Sou eu quem coloco todas essas coisas”, declarou Kojima. “Mesmo se eu pedisse à equipe: ‘Por favor, incluam isso!’, eles só diriam: ‘Hã?’ e fazem de conta que não entenderam (risos).”
O criador então revelou que, desta vez, sua presença foi marcada de forma estelar — literalmente — com sua imagem formando uma constelação no céu noturno de Death Stranding 2. “Algumas pessoas podem achar meio esquisito (risos)”, completou.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
Essa prática não é novidade na carreira de Kojima. Em Death Stranding (2019), por exemplo, ele aparece como um holograma no jogo, além de surgir de forma bizarra na sala privada do protagonista, quando a câmera é apontada para os pés descalços de Sam — emergindo coberto de alcatrão.
Em seu último trabalho na Konami, Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, Kojima aparece em uma missão secundária na qual o jogador precisa resgatá-lo. Ele também marcou presença em Metal Gear Solid: Ground Zeroes, prólogo do mesmo jogo.
Fora dos próprios jogos, Kojima também fez participações em títulos de amigos da indústria. Em Cyberpunk 2077, por exemplo, é possível encontrá-lo em um bar logo no começo da campanha. Já em Control, da Remedy, ele surge interpretando o Dr. Yoshimi Tokui. Em uma espécie de “troca de favores”, o diretor criativo da Remedy, Sam Lake, retribuiu com uma aparição em Death Stranding, como um dos preparadores do universo do jogo.
Fica claro que, além de desenvolver jogos marcantes, Kojima também gosta de marcar presença física e simbólica dentro dos mundos que cria ou com os quais colabora — um toque inconfundível de autoria e irreverência que só ele sabe aplicar.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.