ROG Xbox Ally não usa tela OLED em nome do preço final e eficiência energética

Write a comment

ROG Xbox Ally mantém LCD para equilibrar consumo de energia, preço e performance em jogos.

PRA RESUMIR

  • A Asus optou por telas LCD nos portáteis ROG Xbox Ally e Ally X para manter o VRR (taxa de atualização variável) e conservar a bateria.
  • OLED com VRR consome significativamente mais energia e aumentaria o custo final do produto, o que vai contra a proposta do dispositivo como uma plataforma secundária.
  • A decisão busca equilibrar desempenho, acessibilidade e preço, sem comprometer recursos essenciais para gamers, como o VRR.

Apesar de os recém-anunciados ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X chamarem atenção pelo design robusto e especificações técnicas avançadas, muitos fãs se perguntaram: por que não usar uma tela OLED, mais premium? A resposta veio diretamente de Whitson Gordon, gerente sênior de marketing de conteúdo de jogos da Asus, em uma transmissão recente detalhada pelo site WCCFTech.

Segundo Gordon, a escolha de utilizar painéis LCD em vez de OLED nos dispositivos portáteis foi tomada com base em dois fatores principais: consumo de energia e preservação da taxa de atualização variável (VRR). Ele destacou que a Asus chegou a testar protótipos com OLED, mas os resultados não atingiram o equilíbrio desejado.

“Fizemos alguns testes e protótipos com OLED, mas o VRR ainda consome muita energia nesse tipo de tela, e não estamos dispostos a abrir mão dessa funcionalidade”, afirmou. Para Gordon, em 2025, uma tela de jogos sem VRR não é aceitável, já que esse recurso garante uma experiência visual muito mais fluida e responsiva.

Além do desempenho técnico, o custo elevado de produção de telas OLED também pesou na decisão. Como o ROG Ally é pensado como um dispositivo secundário de jogos para a maioria dos usuários, a Asus acredita que manter o preço acessível é essencial.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

➕ The Outer Worlds 2 traz jogabilidade de tiro aprimorada e tom mais sombrio
➕ Silent Hill f mergulha no horror da Era Showa com mistério e originalidade
➕ Resident Evil Requiem terá Grace como protagonista, mas presença de Leon ainda intriga
➕ Remake de Silent Hill 1 é confirmado pela Konami

“Queremos evitar que o produto custe um braço e uma perna. A maioria dos consumidores quer uma opção acessível, e nós também”, disse Gordon. Por isso, a empresa evitou incluir especificações como OLED, 32 GB de RAM e processadores Z2 Extreme, que, segundo ele, encareceriam o produto além do razoável para seu público-alvo.

Na parte de software, Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, também comentou sobre os portáteis. Segundo ele, a versão otimizada do Windows que roda nos dois modelos é resultado da “colaboração mais próxima entre as divisões de Windows e Xbox” que ele já presenciou em seus mais de 30 anos na empresa. Isso reforça o comprometimento da Microsoft em fazer do ROG Ally uma experiência sólida, mesmo como sistema secundário.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.