Nintendo nega rumores sobre margem de lucro do Switch 2 no Japão

Nintendo reforça sua posição oficial sobre rumores envolvendo vendas do Switch 2 no Japão.
PRA RESUMIR |
Apesar de um relatório recente sugerir que a Nintendo estaria oferecendo aos varejistas no Japão uma margem de lucro de cerca de 5% por unidade vendida do Switch 2, supostamente para impulsionar as vendas no país, a empresa veio a público para negar formalmente essa informação. Utilizando sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), a Nintendo afirmou que os dados não são verdadeiros e destacou sua política de não divulgar informações sobre acordos com parceiros comerciais.
“No dia 2 de junho de 2025 (horário JST), uma matéria foi publicada envolvendo o suposto preço de atacado do Nintendo Switch 2 no Japão”, escreveu a empresa. “Queremos esclarecer que esse relatório não é verdadeiro. A Nintendo não compartilha informações sobre os termos comerciais com parceiros de varejo e distribuição.”
Apesar de o relatório original da Bloomberg levantar a possibilidade de uma estratégia por parte da Nintendo para oferecer margens mais lucrativas aos revendedores, não há evidências sólidas que sustentem a tese. O argumento principal era que varejistas ganham mais ao vender consoles em pacotes com jogos ou acessórios, ao invés de apenas o console base. Mas a ausência de confirmações concretas enfraquece essa narrativa.
O fato é que o Nintendo Switch 2 já demonstra um sucesso estrondoso no Japão. Em abril, o presidente Shuntaro Furukawa revelou que mais de 2 milhões de consumidores japoneses se inscreveram na loteria de pré-venda do console. Em um comunicado também feito via X, Furukawa pediu desculpas por nem todos conseguirem o console no lançamento, e garantiu que a Nintendo está trabalhando para aumentar a produção e distribuição nos próximos meses.
“Estamos planejando fabricar e enviar uma quantidade significativa de unidades do Nintendo Switch 2 nos próximos períodos”, afirmou. “Pedimos desculpas pelo tempo que isso pode levar e agradecemos a compreensão de todos.”
Outro fator que pode ter impulsionado esse enorme interesse no Japão é a disponibilidade de uma versão nacional mais barata do Switch 2. Enquanto a versão global tem preço sugerido de ¥69.990, a edição japonesa sai por ¥49.980, o que naturalmente torna o console mais acessível a uma parcela maior da população.
Além disso, a Nintendo está adotando medidas ativas contra a revenda ilegal e cambismo. Em parceria com plataformas como Yahoo! Leilões, Yahoo! Mercado de Pulgas, Rakuten Rukuma e Mercari, a empresa se comprometeu a combater listagens fraudulentas e revendas irregulares do Switch 2 antes mesmo de seu lançamento.
“A Nintendo, junto aos provedores de serviço, está implementando ações para remover listagens ilegais de seus produtos, incluindo o Switch 2, além de estabelecer um sistema de colaboração para o compartilhamento de informações”, disse a empresa.
O lançamento do Nintendo Switch 2 está marcado para 5 de junho, e apesar das especulações em torno de seus acordos comerciais, o foco da empresa segue firme em garantir que o console chegue às mãos de jogadores legítimos, com transparência, controle e responsabilidade.
2025年6月2日(日本時間)に、Nintendo Switch 2 の日本国内の販売における卸売価格の設定に関する報道がありましたが、記載されているような事実はございません。なお当社は、流通や販売各社との取引条件については、公開しておりません。
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) June 2, 2025
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.