Microsoft cancelou seu próprio portátil Xbox após exigência de pedido gigantesco da AMD

Relatos de bastidores indicam que a AMD pediu um pedido mínimo de 10 milhões de chips para o console portátil da Microsoft, forçando a empresa a arquivar o projeto e buscar parcerias.
PRA RESUMIR
|
Antes de se unir à Asus para lançar a linha ROG Xbox Ally, a Microsoft estava desenvolvendo seu próprio console portátil da marca Xbox. No entanto, um novo relatório, divulgado pelo insider KeplerL2 no fórum NeoGAF e confirmado por outras fontes, revela o motivo do cancelamento: a AMD exigiu um pedido mínimo de mais de 10 milhões de unidades do chip customizado.
A decisão da Microsoft de arquivar o projeto interno surgiu do receio de assumir um risco comercial tão elevado. De acordo com os dados de vendas da concorrência – com o Steam Deck vendendo cerca de 5 milhões de unidades e outros dispositivos vendendo apenas 1 a 2 milhões – o compromisso de 10 milhões de unidades exigido pela AMD (para justificar o investimento em P&D do seu lado) foi considerado inaceitável.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
Segundo os relatos, o dispositivo interno da Microsoft não seria apenas um PC portátil como o Steam Deck, mas sim um console de jogos portátil completo, semelhante ao que a Sony estaria planejando para acompanhar a próxima geração de consoles PlayStation.
Com o cancelamento do hardware próprio, a Microsoft optou por mudar sua estratégia, concentrando-se em melhorar a experiência portátil do Windows 11 em parceria com fabricantes como a Asus. Essa mudança estratégica foi reforçada por Tom Warren, do The Verge, que sugeriu que a empresa também está trabalhando internamente em emulação para garantir que jogos do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One rodem em hardware de PC moderno, focando na preservação de jogos.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.