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Microsoft cancelou seu próprio portátil Xbox após exigência de pedido gigantesco da AMD

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Relatos de bastidores indicam que a AMD pediu um pedido mínimo de 10 milhões de chips para o console portátil da Microsoft, forçando a empresa a arquivar o projeto e buscar parcerias.

PRA RESUMIR

  • A Microsoft cancelou o desenvolvimento do seu próprio console portátil Xbox porque a AMD exigiu um pedido mínimo de mais de 10 milhões de unidades do chip customizado.

  • A exigência da AMD foi considerada um risco comercial muito alto para a Microsoft, dada a base de vendas de outros portáteis, como o Steam Deck.

  • A Microsoft mudou o foco para a melhoria da experiência portátil do Windows 11 e para parcerias como a ROG Xbox Ally, além de desenvolver a emulação de jogos antigos do Xbox em PCs.

Antes de se unir à Asus para lançar a linha ROG Xbox Ally, a Microsoft estava desenvolvendo seu próprio console portátil da marca Xbox. No entanto, um novo relatório, divulgado pelo insider KeplerL2 no fórum NeoGAF e confirmado por outras fontes, revela o motivo do cancelamento: a AMD exigiu um pedido mínimo de mais de 10 milhões de unidades do chip customizado.

A decisão da Microsoft de arquivar o projeto interno surgiu do receio de assumir um risco comercial tão elevado. De acordo com os dados de vendas da concorrência – com o Steam Deck vendendo cerca de 5 milhões de unidades e outros dispositivos vendendo apenas 1 a 2 milhões – o compromisso de 10 milhões de unidades exigido pela AMD (para justificar o investimento em P&D do seu lado) foi considerado inaceitável.

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Segundo os relatos, o dispositivo interno da Microsoft não seria apenas um PC portátil como o Steam Deck, mas sim um console de jogos portátil completo, semelhante ao que a Sony estaria planejando para acompanhar a próxima geração de consoles PlayStation.

Com o cancelamento do hardware próprio, a Microsoft optou por mudar sua estratégia, concentrando-se em melhorar a experiência portátil do Windows 11 em parceria com fabricantes como a Asus. Essa mudança estratégica foi reforçada por Tom Warren, do The Verge, que sugeriu que a empresa também está trabalhando internamente em emulação para garantir que jogos do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One rodem em hardware de PC moderno, focando na preservação de jogos.

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
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