Shuhei Yoshida defende preço de jogos com base no seu conteúdo e defende Mario Kart World

Write a comment

Preço de jogos no Switch 2 acende discussões sobre valor, conteúdo e costume da indústria.

PRA RESUMIR

  • Mario Kart World, lançado com o Switch 2, chegou com o preço de US$ 80, reacendendo o debate sobre valores na indústria.

  • O ex-executivo da PlayStation Shuhei Yoshida defende que o valor de um jogo deve ser avaliado com base no conteúdo e tempo de diversão.

  • A Nintendo justificou os preços altos com a promessa de experiências mais completas e duradouras nos novos títulos.

Desde a chegada do Nintendo Switch 2 e de Mario Kart World, lançado simultaneamente, um tema tem ganhado cada vez mais espaço entre os jogadores: o novo preço de US$ 80 que parece estar se consolidando como padrão nos principais lançamentos da indústria. Em um vídeo recente, Shuhei Yoshida, ex-executivo da PlayStation, falou sobre essa mudança durante uma conversa com os ex-PRs da Nintendo, Kit Ellis e Krysta Lang.

Durante o bate-papo, Yoshida destacou que, ao longo da história, os videogames sempre foram uma forma de entretenimento acessível, com a indústria evitando reajustes mesmo diante da inflação. Ele lembrou que edições especiais e de luxo com preços que ultrapassam os US$ 100 já existem há algum tempo e que, mesmo sendo mais caras, muitos jogadores ainda enxergam valor nesses pacotes.

Falando especificamente sobre Mario Kart World, Yoshida opinou que o jogo justifica o preço de US$ 80 ao oferecer uma enorme quantidade de conteúdo capaz de entreter por muitas horas. Ele comparou com Mario Kart 8 Deluxe, um dos maiores sucessos de vendas do Switch original, que proporcionou longas horas de diversão com apenas uma compra — sem contar os pacotes extras adquiridos separadamente.

“Depende realmente do jogo. Cabe ao jogador julgar se o conteúdo oferece o tipo de entretenimento desejado e se vale o preço no dia do lançamento — ou esperar, já que muitos jogos acabam caindo de preço com o tempo”, afirmou Yoshida.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

A Nintendo, por sua vez, já vinha se explicando desde o anúncio do jogo, tentando justificar o valor de Mario Kart World. Bill Trinen, vice-presidente de produto e experiência do jogador da Nintendo of America, argumentou que o novo título entrega a experiência mais completa da série até hoje.

“Este é um jogo enorme, repleto de detalhes, com muitos segredos a serem descobertos. À medida que os jogadores se aprofundarem na experiência, perceberão o quanto vale a pena”, declarou Trinen.

Outros jogos do Switch 2 também seguem a mesma linha de preços elevados. Atualizações de Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, por exemplo, chegam ao mercado por US$ 70 e US$ 80, respectivamente. Trinen afirmou que a Nintendo analisa cada título individualmente, considerando o conteúdo e o valor agregado antes de definir o preço final.

“Analisamos cada jogo separadamente, medimos o conteúdo e o valor do entretenimento que ele entrega, e então determinamos qual é o preço justo para esse valor”, concluiu.

Com o aumento dos preços se tornando realidade, o debate entre custo e benefício deve permanecer acalorado, principalmente entre os fãs que esperam jogos cada vez mais completos — mas que, ao mesmo tempo, não pesem tanto no bolso.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.