PS6 e portátil Project Canis podem redefinir desempenho nos consoles

Vazamento sugere que PS6 será três vezes mais potente que o PS5 com Project Canis alcançando seu desempenho básico.

PRA RESUMIR
|
Novas informações vindas de uma apresentação vazada da AMD, reveladas pelo canal do YouTube Moore's Law is Dead, trouxeram luz aos detalhes técnicos do PS6 e do portátil Project Canis, a próxima geração de hardware da Sony. A apresentação, que teria acontecido em 2023, sugere um salto significativo de desempenho para os próximos consoles da empresa japonesa.
O PlayStation 6 (PS6) deverá contar com um design de chiplet moderno, rodando com 8 núcleos Zen 6 e entre 40 a 48 unidades de computação RDNA 5, com clock superior a 3 GHz. Apesar de consumir menos energia que o PS5 padrão, o novo chip promete entregar desempenho muito superior, graças à eficiência das tecnologias mais recentes da AMD.
Espera-se que o barramento de memória do PS6 varie entre 160 bits e 192 bits, com memória GDDR7, atingindo taxas de transferência entre 640 GB/s e 768 GB/s. Para comparação, o PS5 Pro usa 256 bits e atinge 576 GB/s com GDDR6, o que destaca o avanço substancial da nova geração.
Levando tudo isso em consideração, os dados apontam que o PS6 será cerca de três vezes mais potente que o PS5 básico e duas vezes mais forte que o PS5 Pro em performance de rasterização. Quando se trata de ray tracing, o console deve fazer concessões em desempenho, mas a evolução nos chips da AMD deve garantir melhorias perceptíveis mesmo nesse quesito.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
Do lado portátil, o Projeto Canis — codinome do novo sistema móvel da Sony — deve usar um chip em matriz única de 3 nm, rodando com 4 núcleos Zen 6C e entre 12 a 20 unidades de computação RDNA 5, com clock variando de 1,6 GHz a 2,2 GHz. O barramento de memória será de 128 bits, utilizando LPDDR5X, e com consumo energético estimado em 15 watts, o que o torna ideal para portabilidade sem comprometer tanto o desempenho.
Mesmo com um hardware consideravelmente menor, espera-se que o Project Canis atinja o mesmo nível de rasterização do PS5, graças às melhorias tecnológicas implementadas pela AMD.
O vídeo de Moore's Law is Dead ainda aborda o futuro console Xbox, que deverá vir com 11 núcleos Zen 6 e 68 unidades de computação RDNA, mas que, mesmo com números altos, pode acabar ficando atrás do PS6 em desempenho final — embora, sem confirmações oficiais, isso ainda permaneça no campo da especulação.
Com os vazamentos ganhando força, os olhos agora se voltam para a Sony e a Microsoft, que devem oficializar seus próximos passos nos meses seguintes.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.