Sony encara falhas e aposta no futuro

Write a comment

Mesmo após cancelamentos, Sony reafirma foco em jogos de serviço ao vivo e destaca Helldivers 2 como modelo de sucesso.

PRA RESUMIR

  • A Sony reconhece as falhas em vários projetos de jogos de serviço ao vivo, mas mantém a aposta nesse modelo para o futuro.

  • Helldivers 2, MLB The Show, Gran Turismo 7 e Destiny 2 foram os únicos títulos do gênero com desempenho positivo até agora.

  • Os jogos de serviço ao vivo já representam cerca de 40% da receita trimestral do PlayStation — uma fatia significativa, mesmo com os desafios enfrentados.

Embora não seja mais segredo que as iniciativas da Sony em expandir seu portfólio de jogos de serviço ao vivo tenham enfrentado diversos obstáculos, a empresa ainda vê esse caminho como estrategicamente valioso. A afirmação veio do diretor financeiro Lin Tao, durante uma sessão de perguntas e respostas posterior à última teleconferência de resultados financeiros da Sony, conforme divulgado pela VGC.

Tao reconheceu que o último ano foi marcado por notícias negativas, como o cancelamento de Concord e o adiamento de Marathon. No entanto, ele argumenta que é preciso olhar para o quadro maior: “Cinco anos atrás, jogos de serviço ao vivo quase não existiam no ecossistema do PlayStation Studios. Hoje temos Helldivers 2, MLB The Show, Gran Turismo 7 e Destiny 2, todos contribuindo de forma constante para vendas e lucros”.

De acordo com Tao, esses quatro títulos juntos foram responsáveis por cerca de 40% da receita gerada pelo PlayStation no último trimestre. Ele complementa que, analisando o desempenho ao longo de um ano completo, essa participação deve ficar entre 20% e 30% — um número ainda significativo, especialmente considerando o quanto esse segmento evoluiu nos últimos cinco anos.

Apesar das dificuldades, Tao reforça a visão da empresa: “A transformação não está indo perfeitamente, mas, em uma perspectiva de longo prazo, a mudança é clara”. Ele também destaca a necessidade de aprender com os erros e criar um pipeline de produção mais eficiente: “Reconhecemos os problemas, por isso é essencial que haja menos desperdício e uma entrega mais suave nos futuros projetos”.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Esses "problemas" envolvem diversos projetos cancelados nos últimos anos. Além do já mencionado Concord, que teve uma curta e problemática vida útil, um jogo de serviço ao vivo do Bend Studio (de Days Gone) também foi encerrado após anos de desenvolvimento. E há mais: títulos como The Last of Us Online, um jogo multiplayer do Homem-Aranha, uma releitura de Twisted Metal, e outro jogo não anunciado do London Studio foram todos aparentemente descartados — possivelmente como reação direta ao fracasso de Concord.

Segundo Jeff Grubb, da Giant Bomb, “a Sony ficou abalada com o desempenho de Concord e agora está reavaliando todos os projetos em andamento nos estúdios. Se for um jogo de serviço ao vivo, há grande resistência interna para levá-lo adiante”.

Essa resistência ecoa declarações do ex-executivo da Sony, Shuhei Yoshida, que revelou que discordava do foco crescente em jogos como serviço, antes de sua saída da empresa.

Ainda assim, Helldivers 2 continua como um exemplo positivo e resiliente dentro desse cenário turbulento. E, apesar dos tropeços, a Sony segue investindo e reestruturando sua abordagem — buscando transformar erros em aprendizado e encontrar um modelo sustentável dentro do mercado competitivo de jogos como serviço.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.