Sony encara falhas e aposta no futuro

Mesmo após cancelamentos, Sony reafirma foco em jogos de serviço ao vivo e destaca Helldivers 2 como modelo de sucesso.

PRA RESUMIR
|
Embora não seja mais segredo que as iniciativas da Sony em expandir seu portfólio de jogos de serviço ao vivo tenham enfrentado diversos obstáculos, a empresa ainda vê esse caminho como estrategicamente valioso. A afirmação veio do diretor financeiro Lin Tao, durante uma sessão de perguntas e respostas posterior à última teleconferência de resultados financeiros da Sony, conforme divulgado pela VGC.
Tao reconheceu que o último ano foi marcado por notícias negativas, como o cancelamento de Concord e o adiamento de Marathon. No entanto, ele argumenta que é preciso olhar para o quadro maior: “Cinco anos atrás, jogos de serviço ao vivo quase não existiam no ecossistema do PlayStation Studios. Hoje temos Helldivers 2, MLB The Show, Gran Turismo 7 e Destiny 2, todos contribuindo de forma constante para vendas e lucros”.
De acordo com Tao, esses quatro títulos juntos foram responsáveis por cerca de 40% da receita gerada pelo PlayStation no último trimestre. Ele complementa que, analisando o desempenho ao longo de um ano completo, essa participação deve ficar entre 20% e 30% — um número ainda significativo, especialmente considerando o quanto esse segmento evoluiu nos últimos cinco anos.
Apesar das dificuldades, Tao reforça a visão da empresa: “A transformação não está indo perfeitamente, mas, em uma perspectiva de longo prazo, a mudança é clara”. Ele também destaca a necessidade de aprender com os erros e criar um pipeline de produção mais eficiente: “Reconhecemos os problemas, por isso é essencial que haja menos desperdício e uma entrega mais suave nos futuros projetos”.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
Esses "problemas" envolvem diversos projetos cancelados nos últimos anos. Além do já mencionado Concord, que teve uma curta e problemática vida útil, um jogo de serviço ao vivo do Bend Studio (de Days Gone) também foi encerrado após anos de desenvolvimento. E há mais: títulos como The Last of Us Online, um jogo multiplayer do Homem-Aranha, uma releitura de Twisted Metal, e outro jogo não anunciado do London Studio foram todos aparentemente descartados — possivelmente como reação direta ao fracasso de Concord.
Segundo Jeff Grubb, da Giant Bomb, “a Sony ficou abalada com o desempenho de Concord e agora está reavaliando todos os projetos em andamento nos estúdios. Se for um jogo de serviço ao vivo, há grande resistência interna para levá-lo adiante”.
Essa resistência ecoa declarações do ex-executivo da Sony, Shuhei Yoshida, que revelou que discordava do foco crescente em jogos como serviço, antes de sua saída da empresa.
Ainda assim, Helldivers 2 continua como um exemplo positivo e resiliente dentro desse cenário turbulento. E, apesar dos tropeços, a Sony segue investindo e reestruturando sua abordagem — buscando transformar erros em aprendizado e encontrar um modelo sustentável dentro do mercado competitivo de jogos como serviço.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.