[Review: Bruno Castelar] Blasphemous: União de metroidvania com religião e cultura espanhola cria referência para apaixonados pelo estilo

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"Blasphemous é VIDEOGAME PURO. Não deixem esse preconceito com jogos indies te afastarem do que pode ser um verdadeiro ODE a esse estilo tão fixado em obras gigantes e igualmente brilhantes como Hollow Knight e Symphony of the Night."

Blasphemous: União de metroidvania com religião e cultura espanhola cria referência para apaixonados pelo estilo

Em uma de minhas primeiras interações no twitter vi um post de marketing curioso : Um jogo indie de baixo orçamento financiado por jogadores no kickstarter focado em uma religião deturpada , metroidvania até o talo e com uma figura chocante e um tanto peculiar com uma espécie de capacete pontiagudo e uma espada cercada de espinhos . Eu não sabia, mas estava me interessando por um dos jogos mais divertidos que experimentei em 2019 . Seu nome era Blasphemous e o lançamento já era em setembro daquele mesmo ano.

A trilha sonora de Carlos Viola que misturava um flamenco acelerado ou até melancólico com guitarras e violões me encantaram. A gameplay era ao menos brutal e divertidíssima . Inimigos peculiares, cenários de desolação , igrejas destruídas... O vídeo de uma gameplay em fase quase finalizada me fez ter hype numa obra que até então era uma incógnita.

Quando comecei a jogar não parei. A pixel Art belíssima, a arte intrigante de seu mundo e seus personagens...os segredos, a história de desolação e religião , o misterioso penitente e sua irmandade do silêncio...O combate? Tal qual na demo era sensacional, direto e divertido. Um outro fator IMPRESCINDÍVEL pro gênero que é a trilha SONORA era belíssima e original. Passava horas e horas nos cenários admirando o que fizeram com tão poucos recursos . O jogo ao mesmo tempo que usava de elementos clássicos que já conhecíamos no gênero criava com sua direção de arte soberba um diferencial gigantesco no mercado. Se você cresceu jogando Castlevania : Symphony of The Night e algo próximo a esse tipo de gameplay como eu então saberá que está jogando algo extremamente especial nos primeiros minutos até a chegada na vila de Albero .

Após as quase 45 horas ininterruptas, 3 finalizações e muitos xingamentos claro porque blasphemous brinda a ousadia mas pune erros crassos de plataforma resolvi esperar por novidades. Afinal , um jogo tão belíssimo não poderia ficar só nessa empreitada e havia espaço para mais.

Nos patches seguintes que foram sendo soltos esporadicamente até 2021 o jogo foi recheado com conteúdo gratuito. Os desenvolvedores gravaram novas conversas em dois idiomas : espanhol e inglês. O penitente, inimigos e npcs receberam novas animações , diálogos e interações durante o jogo. O sistema de mapas foi totalmente refeito com mudanças bem vindas como marcações e uma paleta de cores melhor. Novos itens e orações foram adicionados de maneira tão orgânica que nem pareciam não ter feito parte do lançamento . E se não bastasse tudo isso , duas atualizações em si me fizeram rejogar esse jogo pelo menos uma vez ao ano : Stir of Dawn , que nos deu mais 2 cenários novos e 5 chefes conhecidas como amanecidas do milagre no new game plus e ainda pra celebrarmos a confirmação de uma sequência vindoura , Wounds of Eventide com 2 novos chefes imperdíveis , um FINAL extra fazendo ponte com a sequência já confirmada na época . E no meio desse calendário de novidades fizeram parceria com um gigante chamado KOJI IGARASHI e sua obra nova chamada Bloodstained que esse gamer aqui recomenda IMENSAMENTE TAMBÉM , numa quest completamente focada em puzzles de plataforma e obstáculos . Existem outras coisas maravilhosas que eles adicionaram também mas quero que vocês descubram explorando custvdia assim como eu que claramente parecia uma criança perdida numa loja de brinquedos , fitando qual novidade ia conhecer na obra.


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Mas você deve estar pensando algo do tipo : Ok Castelar, tudo isso foi adicionado nesses dois anos de desenvolvimento e trabalho de correções aos sistemas de jogo certo? Quanto você pagou por todo esse conteúdo recheado?

NADA. Tudo isso foi feito pelo estúdio por conta da comunidade que recepcionou a obra, comprou, jogou e simplesmente trouxe aclamação mundial e carinho para os desenvolvedores que visando retribuir essa nossa paixão , fizeram tudo e até mais um pouco que tinham pensado para esse projeto . Blasphemous encanta não só pela qualidade mas por tantas nuances e exemplos positivos do que é saudável na indústria de videogame. Um jogo que tem a cara de uma cultura e estúdio apaixonado que entrega qualidade , amor e acima de tudo MUITA PAIXÃO em um projeto como esse.

Blasphemous é VIDEOGAME PURO. Não deixem esse preconceito com jogos indies te afastarem do que pode ser um verdadeiro ODE a esse estilo tão fixado em obras gigantes e igualmente brilhantes como Hollow Knight e Symphony of the Night. Podem me cobrar hoje e sempre.

A sequência é imperdível também e espero poder falar num artigo como esse em breve. Ela é tão fabulosa que não teria espaço pra por tudo que penso num só artigo. Obrigado a equipe GeekFusion também por cederem gentilmente esse espaço tão diverso e receptivo.

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Bruno Castelar
PSN: Sr-SuaMae
Fã de videogames. Joga no Playstation mas cresceu jogando em todas as plataformas possíveis. Indies são tão bons quanto AAA, Resident Evil 4 Remake é meu GOTY pessoal de 2023. Jogo de tudo um pouco a exceção RPG's de turno.
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