Cyberpunk 2077 - Obra renascida arrebata o meu coração

Cyberpunk 2077 - Obra renascida arrebata o meu coração

"Cyberpunk 2077 me conquistou e se tornou um dos jogos mais espetaculares que ja joguei."

Cyberpunk 2077 é um jogo baseado em um rpg de mesa de 1988 criado por Mike Pondsmith porém com uma história completamente nova e ORIGINAL. Envolto em polêmicas, lançado praticamente lotado de bugs, quebrado e sem nem 10% dos recursos prometidos é certeiro afirmar que jogo da famosa CD Projekt responsável pelos jogos da franquia The Witcher caiu em desgraça . Retirado da PSN até se tornar no mínimo jogável e com o ódio latente de quem acreditou no projeto a empresa prometeu melhorias e reparos ao jogo.  Nesse meio tempo , apostando em dobro na paciência de seus fãs,  pudemos ver exemplos que iam desde desenvolvedores se fazendo de vítima até o diretor do projeto querendo peitar seus clientes em rede social dizendo não entender o hate a eles e que os jogadores , na verdade ,  NÃO ENTENDERAM A PROPOSTA. E ainda tivemos esse OUTRO figura aqui que aparentemente é vice diretor de marketing da  empresa dizendo a seguinte pérola em uma entrevista próxima ao lançamento da DLC Phantom liberty : 

 " Na verdade, acredito que Cyberpunk no lançamento foi muito melhor do que foi recebido, e até mesmo as primeiras críticas foram positivas. Aí virou uma coisa legal não gostar. Passamos de herói a zero muito rápido. 

“Esse foi o momento difícil. Não sabíamos o que estava acontecendo. Sabíamos que o jogo é ótimo, sim, poderíamos melhorá-lo, sim, precisaríamos de tempo para fazê-lo e precisaríamos reconstruir algumas coisas. Isso nos levou muito tempo, mas não acredito que estávamos quebrados. Nós sempre pensamos: vamos fazer isso”, explica.

O que o engraçadinho esqueceu de mencionar foi que na época das reviews as versões de console ( onde ainda perduram como as mais prejudicadas ) não foram enviadas e sim as de PC que estavam minimamente jogáveis ainda que cheias de bugs menores. A empresa sabia do que estava acontecendo e esse pateta ajudou no controle de dano. E ainda por cima, atualizaram até o patch 1.6 na geração do PS4/ XONE . Todo mundo que for jogar o jogo de fato atualizado deve recorrer a nova geração. É a cereja no bolo de fezes que a CD PROJEKT ofereceu a seus clientes mais fervorosos.

Dito isso, meu caro leitor, entendido os motivos que me afastaram do jogo eu entendo você querer distância e os respeito imensamente . MAS EU PRECISO TE dizer que por mais que estivesse quebrado no lançamento VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE JOGAR OU EXPERIMENTÁ-LO nas novas gerações de consoles. ESSA OBRA É SIMPLESMENTE ESPETACULAR. Cyberpunk é um jogo a moda antiga que preza por narrativas bem construídas, histórias que tocam em feridas sociais e um mundo vivo que pulsa como os neons da polêmica e agitada cidade FUTURISTA de NIGHT CITY.

cyberpunk 2077 1920x1080 13543 1

Eu experimentei esse jogo por 2 semanas alucinantes de minhas férias e mais um fim de semana intenso onde me vi preocupado com NPCS que são compostos por programação. Tive luto pela perda de um amigo do personagem , me apeguei a figuras do jogo e até encontrei de fato uma personagem fantástica que mostra o que uma parceira deve ser ( Panam maior que Judy e vocês sabem ) sem mais delongas. Tudo isso de maneira palpável como se essas pessoas existissem no mundo real.

Não irei falar do que Johnny Silverhand me representou nem das pessoas que DEVIDO A MINHAS AÇÕES eu acabei matando ou prejudicando mas Cyberpunk mexe com você o tempo todo. Uma simples missão de reconhecimento ou de solucionar um crime simples se torna uma trama ou algo maior do que você pode imaginar. Me vi pensando E SE EU FIZESSE OUTRA COISA? E SE EU NÃO POUPASSE TAL PESSOA ? SERÁ QUE INVISTO NESSE ROMANCE? Como se fossem decisões difíceis na minha vida também tamanha a IMERSÃO que o jogo me proporcionou. 

Os gráficos cumprem seu papel . A trilha sonora é espetacular e conta com músicas autorais PRO JOGO . O combate é divertido , a árvore de habilidades finalmente é funcional e as armas são estilosas pra CARALHO.

E as atualizações de qualidade de vida de Cyberpunk proporcionaram momentos indescritíveis também. Modo foto melhorado, opções de passar tempo com seu par no seu apê , personalizar quadros com fotos que você tira do jogo, mensagens por telefone de aliados que mexem com seu brio...É difícil não se apaixonar por Night City e seus habitantes. É difícil não fazer toda e qualquer missão mesmo que seja só pra papear com o Johnny, tomar uma com a Claire ou simplesmente ligar pra alguém pra conversar sobre as missões que vocês fizeram . As escolhas? Os finais extremamente pesados? A DLC fria e sombria a maior parte do tempo? Imperdíveis. Todos. Ainda que ache que falhei em Phantom Liberty me pego pensando que é um jogo muito mais pesado até mesmo que The Last of Us Part 2 e que infelizmente devido a esse pessimismo, não mudaria muita coisa.

ahcy

Falo isso sem medo : Eu fiquei com receio de estragar parcerias. De magoar pessoas queridas . De perder a mim , meu mundo e quem EU ERA . No fim fui um nômade que perdeu sua família e virou mercenário. Lutei o bom combate e guardei a minha fé . Fiz o que pude para ajudar pessoas que precisavam de mim mesmo que minha linha de trabalho fosse fria e difícil. Ajudei uma policial a escapar da morte por fazer seu trabalho. Decidi que não iria tomar o carro de um lutador de rua que perdeu a briga pra mim porque me vi pensando o que ele faria sem essa renda e sem seu carro ja que sua esposa estava grávida nos vendo lutar. Decidi que minha "sombra" tomasse meu corpo pra resolver pendências que deixou sem resolução em vida, com pessoas que eram queridas pra ele. E que noite foi aquela meus amigos. Conheci um roqueiro que desistiu de se matar por causa da minha amizade e dedicação ao ouvir suas histórias e até consegui fazer ele ver valor em sua obra e que nem tudo é o que se parece. Fiz tudo o que pude para ajudar pessoas perdidas no mundo. Ajudei um tio a recuperar seu sobrinho. V, o meu V se apaixonou da maneira mais nobre possível : por amor de verdade . E no fim, após perder muitas pessoas onde criei um vínculo mesmo que pequeno , decidi que ia acreditar nisso e que os 6 meses de vida que me deram não seriam nada e que eu acharia a cura com a minha garota. " Eu tenho uns contatos ai que podem te ajudar " E assim quero acreditar. Eu antes fui um nômade. Virei mercenário. Agora sou os dois e muito MAIS. 

Joguem Cyberpunk 2077 . Nada nesse mundo vai te preparar pra isso . Eu dei risada quando meu amigo Anderson falou que eu não estaria preparado pra carga emocional do jogo.

Sim meu amigo. Ninguém está.

Está critica é dedicada a meus amigos Vitor Virtuoso, Mahri, Jean Kuchimberki e Anderson por me fazerem colocar ele na lista de prioridades para jogar no final do ano.