The Exit Project: Backstreets é um jogo que brinca com sua mente

The Exit Project é um jogo curto, mas com grandes ideias.
A jogabilidade de The Exit Project: Backstreets é simples, com poucos comandos, mas fica claro que as ideias por trás dela visam prender sua atenção em vez de apenas exigir que você esmague botões. O desafio real surge quando o protagonista dá sinais de que algo está errado, e leva um tempo até você sacar o padrão. Esse aspecto não incomoda, pois evoca a sensação de um jogo de Kojima: você não sabe o que fazer e prefere descobrir sozinho, sem ajuda.
Atmosfera e Ambientação
A ambientação sonora é extremamente bem-feita. Ela transmite a sensação de uma vizinhança que foi dormir, deixando você sozinho na rua. Os barulhos ao redor são quase agradáveis, mas ao mesmo tempo criam uma sensação de vigilância.
Visualmente, o jogo é cativante. A arte brinca com a sua percepção o tempo todo: uma lona que parece esconder um corpo, uma calça largada que de longe se parece com alguém parado, e roupas no varal que enganam a visão. O jogo é mestre em mexer com a sua desconfiança.
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Desempenho e Sustos
O desempenho é ótimo, sem quedas de frames ou bugs graves. O único detalhe que quebrou a imersão foi um manequim que surgiu de repente na porta por onde você ia passar. Embora tenha sido um susto, aconteceu de uma forma pouco orgânica. Teria sido mais impactante se os manequins caíssem do nada ou fossem personagens mais dinâmicos.
Por outro lado, houve um momento genial: ao passar por uma porta, você é pego de surpresa pelo som de uma explosão e caixas voando. Isso funcionou perfeitamente, e a satisfação de finalmente entender o padrão foi imensa. Os corvos te observando e o beco que escurece do nada são detalhes que contribuem ainda mais para o clima de suspense.
Conclusão
The Exit Project: Backstreets é um jogo curto, mas que compensa pela imersão e pelos detalhes visuais e sonoros bem pensados. Ele exige que você preste atenção para ser concluído sem pressa, e é justamente essa característica que o torna tão agradável.
Um pequeno jogo que surpreendeu e provou que, com criatividade, é possível entregar uma experiência intensa sem precisar de um grande orçamento.
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Emanoel Silva
Fantasma
Sou apaixonado por jogos com foco em exploração, e entusiasta do horror cósmico e fã declarado de universos como Warhammer — mas é o futuro sombrio e estilizado do cyberpunk que realmente me ganha.
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