Clair Obscur: Expedition 33 é uma jornada de RPG com influências inovadoras

Descubra as inspirações por trás de Clair Obscur: Expedition 33 e suas mecânicas únicas.
Clair Obscur: Expedition 33, um RPG de turnos desenvolvido pelo estúdio francês Sandfall Interactive, chega aos consoles e PC no dia 24 de abril. O produtor e cofundador do estúdio, François Meurisse, compartilhou com o GamesRadar durante a GDC 2025 algumas das influências que moldaram o design do jogo. Entre as maiores inspirações, ele destacou os primeiros títulos da série Final Fantasy e o aclamado Sekiro: Shadows Die Twice.
O sistema de combate baseado em turnos, claro, remete fortemente aos clássicos da série Final Fantasy, mas a influência de Sekiro se faz presente de uma maneira mais sutil e inovadora. No caso de Clair Obscur: Expedition 33, a mecânica defensiva permite aos jogadores cronometrar ações para desviar dos ataques inimigos, criando uma experiência que mescla o combate tradicional por turnos com a dinâmica mais ágil e reativa de Sekiro.
François Meurisse comentou que jogos como Final Fantasy 7, 8, 9 e 10 foram essenciais para o diretor de jogos Guillaume Broche, que queria resgatar a sensação dos RPGs clássicos, mas com uma pegada mais moderna. "Ele queria capturar o que ele imaginava que os jogos de Final Fantasy seriam hoje, se ainda mantivessem o estilo turn-based. Mas também incorporamos várias outras influências", explicou Meurisse. Ele também falou sobre a inspiração em jogos da desenvolvedora From Software, especialmente no sistema de defesa, que apresenta elementos rítmicos e mais interativos, além de ser baseado em habilidades.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
➡️ Expansão da franquia Baldur's Gate: Hasbro indica novidades em breve
➡️ GTA 6 impulsionará a indústria e pode atrair novo público
➡️ Housemarque revela que Saros só foi possível graças à aquisição pela Sony
➡️ Josef Fares e a Hazelight Studios já estão desenvolvendo seu novo jogo
Além das inspirações em grandes jogos, Meurisse destacou que o jogo também se inspira em títulos indie, como os de construção de baralhos. Por exemplo, o título Slay the Spire trouxe a ideia das restrições de mana para jogar cartas, que influenciou o sistema de pontos de ação no combate. Ao invés de um sistema tradicional de mana ou pontos mágicos, Clair Obscur: Expedition 33 oferece uma abordagem mais dinâmica, onde os jogadores devem gerenciar suas habilidades de maneira estratégica, com pontos de ação limitados.
Quando o assunto são os visuais, o estúdio decidiu não seguir o estilo clássico de arte de anime ou mangá comumente encontrado em jogos japoneses. "Embora a jogabilidade tenha raízes em JRPGs, desde o começo queríamos criar algo único, com uma direção artística própria", afirmou Meurisse. A estética do jogo, então, é inspirada na Belle Époque, uma era de esplendor no início do século 20, mesclada com elementos art déco e alta fantasia, criando uma identidade visual distinta para o jogo.
Clair Obscur: Expedition 33 promete uma experiência de RPG única, combinando mecânicas tradicionais com elementos inovadores. O jogo estará disponível para PC, PS5 e Xbox Series X/S e oferece uma jornada que mistura o melhor do passado com as inovações do presente.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.