Death Stranding 2 trás as reflexões de Kojima durante a pandemia

Hideo Kojima compara o isolamento da pandemia à essência de Death Stranding e revela como isso moldou a sequência.
PRA RESUMIR |
Meses depois do lançamento de Death Stranding, o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19 e os severos bloqueios que a acompanharam. Em uma entrevista à revista Edge (via GamesRadar), Hideo Kojima compartilhou suas impressões sobre esse momento histórico — e como ele se viu vivendo, de forma inesperada, os mesmos sentimentos retratados em seu jogo.
“Achei que talvez nunca mais veria ninguém”, revelou Kojima, ao descrever a estranha sensação de retornar aos escritórios da Kojima Productions após se recuperar de uma doença séria — e encontrá-los vazios, por conta das restrições da época. “Algo havia sido perdido. Fisicamente, não estávamos mais conectados”, completou.
Kojima descreveu uma transição abrupta para uma vida completamente digital. Eventos sociais, confraternizações e até celebrações se tornaram totalmente virtuais, por meio de telas. Essa experiência de isolamento extremo, segundo ele, o inspirou a criar algo novo — jogos que ainda não existem no mundo.
Essa reflexão se conecta diretamente ao que Kojima revelou em 2022: a história de Death Stranding 2 foi reescrita após a pandemia. Na época, ele comparou a coincidência da pandemia com o lançamento de Death Stranding à maneira como Metal Gear Solid 2 foi lançado logo após os ataques de 11 de setembro — dois momentos em que o mundo real ecoava os temas presentes em seus jogos.
Agora, com o lançamento de Death Stranding 2: On the Beach previsto para 26 de junho, Kojima revelou novos temas centrais do jogo. Enquanto a série Metal Gear abordava a superação dos pais, o novo Death Stranding olha na direção oposta: a perspectiva dos pais sobre os filhos.
“A perda do meu pai foi um tema importante em Metal Gear”, explicou Kojima. “Esses jogos falam sobre como você supera seus pais. Já Death Stranding busca mostrar o olhar dos pais sobre os filhos”.
Essa mudança de foco se traduz em novos desafios narrativos. Em Death Stranding 2, os jogadores terão que lidar com a figura de Lou, que acompanhou Sam no primeiro jogo, mas cuja identidade e essência permanecem envoltas em mistério.
“Você acha que sabe tudo sobre seu filho, mas há coisas que você não conhece”, disse Kojima. “No primeiro jogo, Sam está sempre com Lou, mas não questiona quem é ela de verdade. Isso muda na sequência. É como um pai adotivo, que pode ter dúvidas. Essa é a emoção que quero provocar.”
A Kojima Productions já confirmou que Death Stranding 2 está finalizado — o jogo chegou à fase gold. Segundo Kojima, um novo trailer será lançado antes da estreia, trazendo novas informações para os fãs que aguardam ansiosamente.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.