PlayStation 6 promete salto brutal em ray tracing e eficiência energética, segundo novo vazamento

Write a comment

Com chip AMD Orion APU de 3 nm, o próximo console da Sony pode entregar até 12 vezes mais desempenho em ray tracing que o PS5 e chegar ao mercado em 2027.

PRA RESUMIR

  • PS6 pode oferecer até 12 vezes mais desempenho em ray tracing que o PS5.

  • Chip AMD Orion APU (3 nm, 280 mm²) garante eficiência e potência, com até 40 TFLOPS.

  • Retrocompatibilidade confirmada com PS4 e PS5, lançamento previsto para 2027.

O futuro do PlayStation começa a ganhar forma. Em um novo relatório, o YouTuber e insider da AMD, Moore's Law is Dead, revelou detalhes impressionantes sobre o suposto PlayStation 6 (PS6). Se os números se confirmarem, estamos falando de uma verdadeira revolução em ray tracing, com desempenho entre 6 e 12 vezes superior ao PS5.

No coração do console estará o chip AMD Orion APU, fabricado em processo de 3 nm pela TSMC. Essa tecnologia de ponta combina CPU e GPU em um design monolítico, ocupando 280 mm². O resultado? Um consumo estimado de apenas 160 watts, bem abaixo do PS5 Pro (200–240W). Isso significa menos aquecimento, menor custo de refrigeração e fonte de alimentação mais barata, fatores que podem ajudar a reduzir o preço final do aparelho.

O novo processador promete avanços não só em eficiência, mas também em poder bruto. O desempenho em rasterização deve ser de 2 a 3 vezes superior ao PS5/PS5 Pro, mas o destaque está no salto de ray tracing, estimado em 5 a 10 vezes mais capacidade que os modelos atuais.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

As especificações incluem:

  • CPU com 8 núcleos Zen 6C (7 ativos para jogos + 1 de redundância) e 2 núcleos Zen 6 de baixo consumo para funções do sistema.

  • GPU RDNA 5 com 54 unidades de computação, clock entre 2,6 e 3 GHz.

  • Desempenho entre 34 e 40 TFLOPS, contra 10,28 TFLOPS do PS5 e 16,7 TFLOPS do PS5 Pro.

O PS6 contará com barramento GDDR7 de 160 bits e 32 GT/s, alcançando 640 GB/s de largura de banda. O sistema pode suportar até 40 GB de RAM, embora a quantidade oficial ainda não tenha sido definida.

Outro ponto animador é a retrocompatibilidade confirmada com jogos de PS4 e PS5. Já o PS3, segundo os documentos citados, não aparece listado, levantando dúvidas sobre sua inclusão.

De acordo com o relatório, a produção do PS6 começa em meados de 2027, com lançamento previsto para o outono do mesmo ano. Se confirmada, a Sony colocará nas mãos dos jogadores um console capaz de redefinir o padrão gráfico e de performance da nova geração.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.