Perfect Dark e novo MMORPG da ZeniMax podem ter sido cancelados

Relatos apontam possível cancelamento de Perfect Dark e novo MMORPG da ZeniMax em meio a cortes na Microsoft.

PRA RESUMIR
|
De acordo com apuração do Windows Central, há indícios de que dois dos principais projetos internos da Microsoft foram cancelados: o aguardado Perfect Dark, da The Initiative, e o novo IP online da ZeniMax Online Studios, que até então não havia sido anunciado oficialmente. A confirmação definitiva ainda não veio, pois a empresa segue notificando os funcionários afetados pelos cortes de equipe.
No caso de Perfect Dark, a reinvenção do clássico foi revelada com trailers desde 2020, e vinha sendo desenvolvida há anos pela The Initiative, em colaboração com a Crystal Dynamics — estúdio da série Tomb Raider, atualmente sob a Embracer Group. Se o cancelamento for confirmado, resta saber o futuro do estúdio The Initiative, que foi criado com o propósito de desenvolver grandes títulos originais para a marca Xbox.
Já o projeto da ZeniMax, conhecido internamente pelo codinome "Blackbird", estava sendo desenvolvido desde 2018 e tratava-se de um MMORPG de fantasia, pensado para suceder o sucesso de The Elder Scrolls Online. Fontes afirmam que o jogo contava com árvores de diálogo ramificadas, semelhantes às vistas em títulos como Mass Effect e Star Wars: The Old Republic, prometendo um enredo envolvente e moldável pelas escolhas dos jogadores.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
O objetivo da ZeniMax era claro: preparar um novo pilar online para sustentar o estúdio assim que ESO começasse a perder força com o passar dos anos. No entanto, o destino desse projeto agora é incerto, caso as informações de cancelamento sejam confirmadas.
Em meio a esse cenário, uma boa notícia para os fãs do Xbox é que, segundo o Windows Central, os planos de hardware da Microsoft seguem firmes. Apesar das especulações recentes de que a empresa reduziria sua presença em consoles, a equipe de hardware não foi impactada pela onda de demissões. Ao contrário, há informações de que a próxima geração já está sendo desenvolvida — com direito até a parceria com a AMD e possível integração com o Steam.
Essa nova fase de reestruturação ocorre em um momento delicado para a divisão de games da Microsoft, marcada por demissões, incertezas criativas e uma revisão das prioridades internas da companhia. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o destino dos projetos mencionados.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.