Ao que tudo indica, Everwild foi definitivamente cancelado

Desenvolvedora de Everwild e Sea of Thieves é impactada por reestruturação da Microsoft e cortes de pessoal.

PRA RESUMIR
|
Fontes com conhecimento direto do assunto relataram que funcionários da Rare, estúdio britânico responsável por títulos como Sea of Thieves e Banjo-Kazooie, foram notificados sobre novas demissões, ocorrendo em meio a uma reestruturação maior da Microsoft e da divisão Xbox. A informação surge logo após o anúncio oficial, feito na última quarta-feira, sobre uma onda significativa de cortes de pessoal na empresa.
Segundo relatos obtidos pelo VGC, os colaboradores que trabalham no projeto Everwild devem ser os mais impactados. O título, que já está em desenvolvimento há mais de 10 anos, ainda não encontrou uma identidade sólida, mesmo após ter passado por uma reinicialização completa em 2021.
Everwild foi revelado ao público pela primeira vez em novembro de 2019, com um novo trailer divulgado em julho de 2020. Desde então, poucas atualizações oficiais surgiram, além de declarações do chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, que em 2024 voltou a afirmar que o título ainda estava em desenvolvimento ativo.
“Já faz um tempo. Mas conseguimos dar tempo às equipes, o que é algo positivo, especialmente com o portfólio que temos”, disse Spencer. “É algo que eu e o Matt (Booty) sonhávamos há tempos, então é bom poder finalmente dar espaço para esse sonho acontecer.”
Em 2021, foi revelado que a Rare havia decidido reiniciar completamente o desenvolvimento de Everwild, colocando o veterano Gregg Mayles no comando do projeto. Mayles é conhecido por ter liderado jogos emblemáticos como Donkey Kong Country, Banjo-Kazooie, Viva Piñata e o próprio Sea of Thieves.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR |
Na ocasião, o então chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, comentou que a equipe queria ter certeza de que estava construindo “algo realmente especial” antes de apresentar qualquer atualização significativa ao público.
Mesmo com o histórico respeitado da Rare, fundada em 1985 e responsável por clássicos como GoldenEye 007 e Battletoads, o estúdio parece estar em meio a uma de suas fases mais difíceis. Desde que foi adquirida pela Microsoft em 2002, a empresa criou títulos notáveis como Kameo, Kinect Sports e o já mencionado Sea of Thieves.
Agora, com a reorganização corporativa, a Rare passa a enfrentar incertezas, assim como muitos outros estúdios da Microsoft. A gigante da tecnologia confirmou a demissão de cerca de 9.100 funcionários, aproximadamente 4% do total de empregados, impactando diversas áreas da empresa, inclusive o setor de jogos.
"Continuamos a implementar mudanças organizacionais e de força de trabalho que são necessárias para posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico", declarou um porta-voz da Microsoft.
Na mesma linha, Phil Spencer, chefe global da divisão de jogos, explicou em uma mensagem interna que os cortes visam “encerrar ou reduzir esforços em determinadas áreas do negócio” e alinhar-se com a estratégia da Microsoft de eliminar camadas gerenciais, buscando mais agilidade e eficácia operacional.
Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!
Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
ou publicar como visitante
Seja o primeiro a comentar.