Assassin's Creed Shadows vale seu tempo e dinheiro - Prévia

Assassin's Creed Shadows vale seu tempo e dinheiro - Prévia

Assassin's Creed Shadows é tudo que a série precisava neste momento. Divertido, bonito e com ótimos personagens a nova entrada da franquia não pode passar despercebida pelos jogadores.

ass

Assassin's Creed Shadows é finalmente lançado. Dois adiamentos, muitas polêmicas e um samurai negro depois, o jogo chegou no dia 20 de março para o grande público e eu, Castelo, não poderia ficar de fora da festa. Apesar de ser fã da franquia e ter jogado a maioria de seus jogos, à exceção de Assassin's Creed Origins, que comprei próximo ao lançamento em 2017, eu não vi necessidade alguma em pegar a preço cheio Odyssey e Valhalla. Me diverti muito com todos e sempre os recomendo para meus amigos.

Dito isso, não é novidade que há anos o fã pede um novo capítulo situado no Japão. O sucesso de Ghost of Tsushima, aliado ao clamor popular, fez com que em meados de 2022, a Ubisoft anunciasse Codename: Red, o embrião do que viria a ser chamado de Assassin's Creed Shadows. Hype à parte, é sincero eu dizer que amo jogos com esse pano de fundo. Então, facilmente durante aquele tempo, eu já sabia que devoraria o jogo assim que o lançasse.

E, meus amigos, não há outra maneira de se dizer isso, mas a Ubisoft acertou. Tanto nas decisões de adiamento para polir a obra como nos gráficos, história, sonografia e arte. Assassin's Creed Shadows une tudo que deu certo nos últimos anos com correções pontuais naquilo que de fato merecia atenção. Não é exagero nenhum dizer que é a melhor obra da franquia desde Origins, na opinião desse humilde crítico.

A história do jogo já começa focada em contextualizar o jogador. Há um cuidado gigantesco em nos apresentar Yasuke, Naoe e até parte dos personagens antagonistas que compõem a trama. Muitas pessoas criticaram o personagem e os motivos de sua presença, mas o contexto dado pelo jogo foi tão verossímil que as narrativas preconceituosas se esvaem nos primeiros minutos.

Após uma parte de ação focada em Yasuke, somos tragados pela personagem Naoe. Esta pode ser uma das assassinas mais letais da franquia. As novas mecânicas introduzidas, como iluminação ambiente e rastejamento, são muito bem aplicadas, a ponto de que, com certeza, muitos de nós, mesmo sendo fãs da ação direta, vão adorar jogar mais tempo com Naoe. Sua movimentação é fluída, seus golpes letais e a gameplay é extremamente satisfatória.

Após acompanharmos o trecho do prólogo, somos jogados no mundo vivo de Assassin's Creed Shadows, e o que já era bom fica melhor ainda. Performance fantástica no PS5 base. Iluminação, destruição de cenário, física de cabelos e água são fantásticas. Naoe se suja de sangue, se molha... o jogo é vivo, seu mundo pulsante. Vilas lotadas de pessoas, animais e vida, castelos majestosos ao fundo, portos com embarcações atracadas na orla...

É impossível não se apaixonar pela arte e grafismo do jogo. Aliás, é o ponto mais chamativo inicial do mesmo. A sonografia dos cenários e a trilha sonora agradam bastante. Outra coisa que chamou minha atenção é a exploração. Você tem a opção de deixá-la completamente minimalista. Você terá que observar, procurar e localizar seus objetivos, o que dá um senso de RPG desbravador imenso à obra. Perdi horas em um trecho inicial do mapa só evoluindo Naoe e procurando baús para saquear. VICIANTE.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

➡️ Wolfenstein: O reboot que eu não esperava amar tanto
➡️ Expansão da franquia Baldur's Gate: Hasbro indica novidades em breve
➡️ Housemarque revela que Saros só foi possível graças à aquisição pela Sony
➡️ O remake de Silent Hill 2 e as escolhas criativas da Bloober Team


assassins creed shadows reveal screenshots cj6d

Outro ponto positivo é o combate. Uma barra amarela mostra o quanto de armadura o inimigo ainda tem. A branca, quanta vida resta. Logo ao lado, o nível do inimigo. Dois níveis acima, você ainda consegue engajar seu inimigo, acima disso, a coisa começa a ficar difícil.

Com mecânicas de parry, esquiva e ataques normais e carregados, você consegue quebrar armaduras e romper as defesas de seus inimigos. As animações são bonitas e as mortes impiedosas. O trabalho do jogo em diferenciar as gameplays variadas de seus personagens é essencial para a imersão também. Jogar com Naoe e Yasuke é completamente diferente em toda e qualquer abordagem, erro reparado de Syndicate, onde as diferenças dos gêmeos Frye eram basicamente nulas, tanto em movimentação quanto combate e mecânicas.

Meu único problema com o jogo, ironicamente, caro leitor, não são bugs. Claro, a movimentação com o cavalo tem seus desafios ainda, mas nada frustrante como em outros jogos. O problema aqui, amigos, é o famigerado UBISOFT CONNECT, que transforma toda a apresentação do Animus em algo horroroso.

Não bastassem os bugs e problemas causados nas versões de PC pelo software terrível da empresa, a decisão de um Hub central da franquia Assassin's Creed é muito mal executada. Na tentativa de talvez atrair novos clientes para outras entradas, a Ubisoft cria uma espécie de catálogo online apenas presente em Shadows, para que você se sinta inclinado a comprar outros jogos da franquia. Até aí tudo bem, já estamos na chuva, bora se molhar, mas o problema é que o sistema da empresa nada mais é do que um cupim chupando dados de seus clientes, enquanto causa problemas ao jogador.

Os troféus só pipocam quando você está conectado a este serviço que ninguém pediu da empresa, mesmo a obra podendo ser jogada completamente offline. Ontem provei um pouco desse veneno, onde, apesar de já estar com 6 horas de jogo, o sistema do PlayStation detectou apenas 1 hora de gameplay (que foi o tempo que joguei conectado a essa porcaria), enquanto que todos os troféus que conquistei jogando offline apareceram todos no mesmo horário, ou seja, às 2:56 AM.

Caçadores de platina e conquistas, se preparem para passar bastante raiva, pois há relatos de conquistas e troféus não subindo offline.

No contexto geral, recomendo fortemente o jogo, mesmo com esse pormenor. Ele é divertido, bonito e, pelo que vi do tamanho do mapa, abordagem de missões e número de inimigos que aparentemente vamos tentar derrubar, o jogo oferecerá muitas horas de jogatina. Seja no UBI+ ou arriscando a compra, você não se arrependerá de jogar.

Inscreva-se no canal Geek TV, o canal oficial do Geek Fusion no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-bruno-castelar.jpg
Bruno Castelar
PSN: Sr-SuaMae

Fã de videogames. Joga no Playstation mas cresceu jogando em todas as plataformas possíveis. Indies são tão bons quanto AAA, Resident Evil 4 Remake é meu GOTY pessoal de 2023. Jogo de tudo um pouco a exceção RPG's de turno.