Triangle Strategy: Um mergulho na política medieval em formato tático

Write a comment

Entre diálogos arrastados e combates estratégicos, Triangle Strategy entrega uma experiência de política medieval que divide opiniões.

Antes de começar essa análise, eu gostaria de agradecer à equipe da Patobah que disponibilizou a key do game para que eu pudesse fazer esta análise e pela confiança em mim.

Triangle Strategy foi produzido pela Artdink Corporation e publicado pela Square Enix em 2022 na Steam. Porém, recebeu um porte para consoles da geração atual agora em agosto de 2025, e é esse porte que irei analisar hoje. Trarei aspectos da história, narrativa, gameplay, gráficos e mais.

Começando pela história, em Triangle Strategy vivenciaremos o mundo de Norzelia e acompanharemos o desenrolar de conflitos, artimanhas e politicagem dos reinos Hyzant, que tem como atividade principal a exploração e o comércio de sal; Aesfrost, com seu foco em mineração de ferro; e Glenbrook, um reino que fica na fronteira e tem seu foco no comércio variado.

triangle strategy um mergulho na politica medieval em formato tatico 2

Durante muitos anos, o ducado de Aesfrost e o estado sagrado de Hyzant viviam em guerra, conhecida como Saltiron War (ou Guerra do Sal e Ferro, em referência ao domínio de cada um sobre seus recursos). Os reinos menores de Glenbrook (conhecidos como as três grandes casas) se viram obrigados a intermediar os conflitos e interesses de cada lado, o que resultou em paz entre os rivais.

Trinta anos depois, conhecemos o protagonista Serenoa Wollfort, um príncipe herdeiro de uma das três casas de Glenbrook, a Casa Wollfort, e sua esposa prometida Frederica, irmã do duque de Aesfrost. Essa união foi estabelecida para formar uma aliança entre as casas, mas, durante a preparação para o casamento e cerimônias, descobrimos um esquema de corrupção do duque de Aesfrost, que acaba desencadeando uma nova guerra contra Glenbrook. Isso traz mais guerras, tramas políticas e um clima que lembra muito a saga de livros Game of Thrones.

Não irei me aprofundar na história para evitar spoilers.

triangle strategy um mergulho na politica medieval em formato tatico 2

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

triangle strategy um mergulho na politica medieval em formato tatico 2

Narrativa e ritmo do jogo: ambos são arrastados e excessivamente longos. Digo “erroneamente”, pois em mais da metade do jogo não vemos diálogos importantes ou que acrescentem à história. A maioria das conversas é desinteressante e apenas reforça coisas que já percebemos pelas ações dos personagens, o que causa sensação de repetição.

Gameplay e combate: esses foram os elementos que mais me chamaram atenção. O combate segue o modelo tático de Final Fantasy Tactics, porém de forma simplória e menos inovadora. Durante o jogo, temos poucas partes em que realmente controlamos o personagem. Na maior parte do tempo, estamos lendo linhas e mais linhas de diálogos, que infelizmente não possuem localização para PT-BR. De vez em quando, temos momentos de exploração em cidades, onde conversamos com NPCs para conhecer mais da história e coletar itens ao acaso, como poções de vida ou livros que também aprofundam o lore de Norzelia.

triangle strategy um mergulho na politica medieval em formato tatico 2

Sobre o combate em si, que também acontece raramente (nas primeiras 10 horas jogadas, tive apenas 3 combates), temos o modelo tático já citado. Ele é rápido e simples de aprender, oferecendo três opções de ações: movimentar-se pelo campo (em quadrados que delimitam alcance), atacar inimigos ou usar itens. Algumas peculiaridades interessantes se destacam, como o ataque pelas costas que garante dano crítico e a possibilidade de cercar inimigos, fazendo com que dois personagens ataquem ao mesmo tempo.

Outro ponto é o sistema de votos e argumentação, que define o rumo da história. Durante essas votações, podemos escolher entre duas opções, e os integrantes do grupo têm seus próprios motivos para votar. Nesses momentos, é possível argumentar para que mudem de ideia. No papel, a mecânica parece interessante, mas, na prática, as decisões não mudam muito o curso da trama. Um exemplo é quando um lord oferece uma aliança: após a votação, aceitamos, mas logo ele nos trai. No entanto, cinco minutos depois, o grupo já descobre a traição, o que tira o peso da escolha anterior.

triangle strategy um mergulho na politica medieval em formato tatico 2

Gráficos e personagens: o estúdio optou pela pixel art no estilo 2D HD (2D misturado com 3D). O resultado é bonito, mas os designs de personagens e a composição do mundo soam genéricos e até esquecíveis. Apesar disso, os personagens têm personalidades interessantes, mas a dublagem em inglês não se encaixa bem. Recomendo jogar com a dublagem japonesa.

Notas finais: apesar de todos os pontos negativos, o jogo não é ruim. Ele é bem feito, não possui bugs e a história é aceitável. Além disso, conta com uma trilha sonora envolvente, que se encaixa bem nas situações. Recomendo para quem gosta de experiências narrativas e temas de política medieval.

NOTA GERAL

6

Este conteúdo foi possível graças a chave cedida pelo portal Patobah!

O GameWire agradece a confiança e parceria.

patobah logo

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-marcos-2.jpg
Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.