Saída de veterano da Rare marca fim de uma era após cancelamento de Everwild

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Rare sofre mais uma perda após cancelamento de Everwild e reestruturações da Microsoft.

PRA RESUMIR

  • Gregg Mayles, lendário designer da Rare, deixará o estúdio após o cancelamento de Everwild.

  • A produtora executiva Louise O’Connor, veterana da empresa desde a época de Conker’s Bad Fur Day, também sairá.

  • Com quase 30 jogos no currículo, Mayles representa um capítulo importante da história da Rare, que passa por mudanças drásticas após cortes feitos pela Microsoft.

De acordo com informações obtidas pelo VGC, vários membros do estúdio Rare relataram, sob anonimato, que Gregg Mayles deixará a empresa após a recente confirmação do cancelamento de Everwild. Mayles, que vinha liderando o desenvolvimento do jogo desde a reformulação da equipe em 2021, é uma das figuras mais emblemáticas da história do estúdio.

Além de Mayles, Louise O’Connor, produtora executiva veterana que iniciou sua trajetória na Rare com o icônico Conker’s Bad Fur Day para o Nintendo 64, também deve se desligar da empresa. A notícia ainda não foi oficialmente comentada pela Microsoft, que foi procurada para esclarecimentos.

Gregg Mayles foi uma das primeiras contratações da Rare na área de design. Seu primeiro trabalho creditado foi Solar Jetman, lançado em 1990. Desde então, construiu uma carreira notável e foi responsável por dirigir Donkey Kong Country, Banjo-Kazooie, Banjo-Tooie, Grabbed by the Ghoulies, Viva Piñata, além de contribuir fortemente para Sea of Thieves, onde atuou como diretor criativo.

Durante sua passagem pela Rare — que totaliza quase 30 jogos desenvolvidos — Mayles foi peça-chave na consolidação do estúdio como uma das desenvolvedoras mais respeitadas da indústria, tanto na era Nintendo quanto após a aquisição pela Microsoft em 2002.

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Com a possível saída de Mayles, restará apenas um pequeno grupo de funcionários da era anterior à aquisição da Rare pela Microsoft. Fundada em 1985, a Rare é lembrada por clássicos como Battletoads, Donkey Kong Country, GoldenEye 007 e Banjo-Kazooie, e depois disso, por títulos como Kameo, Kinect Sports e o já mencionado Sea of Thieves.

O cancelamento de Everwild foi oficialmente confirmado pela Microsoft na última quarta-feira, como parte de uma grande onda de demissões que pode atingir até 9.000 funcionários em diversos setores da companhia.

Matt Booty, executivo da Microsoft Studios, afirmou em e-mail interno que a empresa optou por encerrar o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, além de cancelar diversos projetos não revelados. Como consequência, o estúdio The Initiative também será fechado.
Booty destacou que essas decisões refletem uma necessidade de revisar prioridades e realocar recursos para fortalecer os times diante das mudanças da indústria.

"Essas não são decisões fáceis", escreveu Booty. "Cada projeto e equipe representa anos de dedicação, criatividade e esforço coletivo."

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
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