O sucesso de Baldur's Gate 3 e o impacto (in)visível na carreira dos atores

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Baldur's Gate 3 trouxe visibilidade aos atores, mas o sucesso nem sempre se traduz em oportunidades.

PRA RESUMIR

  • Samantha Béart, Theo Solomon e Dave Jones falaram sobre a recepção calorosa dos fãs após o lançamento de Baldur’s Gate 3.

  • Apesar do reconhecimento público e das premiações, os trabalhos não aumentaram proporcionalmente ao sucesso do jogo.

  • A indústria de games ainda carece de reconhecimento e integração entre desenvolvedores, estúdios de gravação e elenco, o que impacta a valorização dos atores.

Durante a Heroes Dutch Comic Con, realizada na Holanda, os atores Samantha Béart (Karlach), Theo Solomon (Wyll) e Dave Jones (Halsin) participaram de uma entrevista com o canal All in the Game, onde discutiram como o estrondoso sucesso de Baldur’s Gate 3 afetou suas vidas pessoais e profissionais.

O trio comentou que, desde o lançamento, foi surpreendido pelo carinho da comunidade. "Não imaginávamos que o jogo fosse explodir dessa forma", disse Solomon. "Viajar e participar de eventos ao redor do mundo é algo incrível. Estamos muito emocionados." Já Béart revelou, com bom humor, que a recepção foi tão grande que até hoje as filas de fãs continuam longas. "É maravilhoso... e um pouco assustador", brincou.

Mesmo com o sucesso avassalador, os três atores afirmaram que isso não significou um aumento proporcional na quantidade de ofertas de trabalho. Béart foi além e explicou que parte desse problema está ligada à desconexão entre estúdios de dublagem terceirizados e a indústria dos games, especialmente no Reino Unido. Segundo ela, esses estúdios nem sempre compreendem a dimensão de um sucesso no mundo dos jogos, e muitas vezes é preciso apresentar indicações e prêmios para que reconheçam o valor do profissional.

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Ela destacou que, ao contrário do cinema e da TV, onde a exposição é mais direta, nos videogames os rostos dos atores muitas vezes não aparecem, dificultando o reconhecimento. Além disso, a indústria é cercada por acordos de confidencialidade (NDAs), o que torna o processo ainda mais opaco. "Você sabe que os desenvolvedores e fãs querem a gente, mas há um ‘meio do caminho’ que não entende muito bem o que está acontecendo", afirmou.

Solomon complementou dizendo que, apesar de todo o prestígio, a realidade do ator permanece inalterada: "Você ainda precisa correr atrás, fazer testes, pegar o que aparece. É assim que essa carreira funciona." Segundo ele, mesmo após um sucesso como Baldur’s Gate 3, não há garantias de estabilidade.

Dave Jones também opinou sobre o tema, ressaltando que, na indústria dos jogos, o sucesso prévio não é determinante. "As audições geralmente são às cegas, o que significa que tudo depende da sua performance no momento, e não do seu histórico. E isso é como deveria ser." Jones mencionou que vários vencedores de prêmios por atuações em jogos passaram meses sem receber propostas. "É chocante para alguns, mas nós, como atores, estamos acostumados a isso – rejeição e inatividade fazem parte."

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Marcos Paulo I. Oliveira
MPIlhaOliveira
Web Designer, apaixonado por tecnologia e gamer orgulhoso de acompanhar todas as gerações e seus grandes títulos.
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