A ascensão e os tropeços do reboot de Lords of the Fallen

Write a comment

Entre a beleza sombria, a mecânica criativa e os problemas técnicos que insistem em assombrar.

Com o anúncio do novo Lords of the Fallen 2, durante a Gamescom, eu corri para jogar o primeiro jogo, a fim de conhecer o universo criado pelo estúdio Hexworks. Aproveitei que o jogo sofreu uma diminuição de preço recentemente e o comprei.

História

Lords of the Fallen, apesar de ser um reboot do primeiro game lançado em 2014, traz consigo uma continuação de sua história. No final do jogo de 2014, o deus Adyr é derrotado pelos cruzados negros e, mil anos depois, ameaça ressurgir, o que obriga os cruzados a lutarem uma vez mais.

Nosso personagem, assim como na maioria dos jogos soulslike, não é fixo. Podemos escolher nosso gênero, personalizar a aparência, definir um nome e classe inicial, algo típico para os fãs do gênero.

No início do game, vemos uma cutscene de um cruzado negro sendo caçado por uma entidade maligna, que aparecerá mais para frente para nos atormentar. Após morrer, o cavaleiro derruba uma lanterna, que cai justamente no local onde nosso personagem estava enterrado. Assim se inicia nossa épica jornada, de um mero cadáver a cruzado negro com apenas um objetivo: matar um deus.

a ascensao e os tropecos do reboot de lords of the fallen 2

Gameplay

A gameplay de Lords of the Fallen segue um padrão muito conhecido: andar, correr, pular, rolar, esquivar, atacar e defender. Porém, neste jogo temos o uso da lanterna, citada no início da história. Quando a utilizamos, ela nos revela outro plano que coexiste com a nossa realidade, o Mundo Umbral.

O Mundo Umbral é extremamente importante para avançarmos, já que alguns caminhos só são revelados quando estamos dentro dele ou quando iluminamos áreas com a lanterna. Além disso, ao morrermos no mundo normal, somos enviados ao Umbral como uma espécie de segunda chance. Para sair de lá, precisamos encontrar uma caveira e quebrá-la ou descansar em um vestígio (checkpoint, ponto de fast travel e local para subir de nível com vigor, semelhante às fogueiras em Dark Souls).

Apesar da forte inspiração nos jogos da FromSoftware, Lords of the Fallen traz muita personalidade própria, com um combate mais rápido e mecânicas únicas envolvendo a lanterna e o Umbral.

a ascensao e os tropecos do reboot de lords of the fallen 2

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Ambientação e gráfico

Aqui o jogo brilha: tem gráficos belíssimos e visuais cativantes, mesmo no modo desempenho. Sua ambientação inspirada em elementos católicos é impressionante, com áreas bem construídas, interessantes e com level design instigante, que convida à exploração.

O design dos inimigos é outro ponto forte, também inspirado em castigos católicos, lembrando Blasphemous e Dante’s Inferno. Encontramos vários inimigos com correntes nos braços e pernas, usando máscaras de ferro ou até espinhos na cabeça.

a ascensao e os tropecos do reboot de lords of the fallen 2

Bosses

Por falar em inimigos, aqui vai uma crítica negativa: o jogo possui cerca de 30 chefes, mas quase todos se tornam inimigos comuns após a batalha. Isso tira o peso e a importância da luta. Afinal, será que era mesmo um boss ou apenas um inimigo com barra de vida na tela?

Isso evidencia uma falta de criatividade dos desenvolvedores em criar lutas únicas e memoráveis. Nem todos os chefes são ruins, mas pouquíssimos se destacam.

a ascensao e os tropecos do reboot de lords of the fallen 2

Qualidade técnica

Aqui encontramos o ponto mais negativo: mesmo após anos de lançamento e com a promessa do estúdio em corrigir os problemas, o jogo ainda sofre com quedas de FPS, congelamentos e bugs de spawn de inimigos.

Esses problemas geram frustração e descontentamento nos jogadores. E o pior: não são casos isolados, os problemas técnicos acontecem o tempo todo em diversas áreas. Não joguei no período de lançamento, mas se a otimização estava pior do que a versão 2.0, tenho pena de quem jogou naquela época.

Inscreva-se no canal GameWire no YouTube e acompanhe nossos conteúdos e produções de parceiros. Siga-nos também no Facebook, Instagram e X, para ficar por dentro das novidades que preparamos especialemnte para você!

Tem uma dica de notícia ou quer entrar em contato conosco diretamente? Então faça contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

_img-ramon-hardt.jpg
Ramon
Hardt

Sou apaixonado por jogos desafiadores e jogos de luta, meu objetivo sempre é aproveitar ao máximo o que eu estou jogando

Escreva um comentário...
ou publicar como visitante
Carregando comentário... O comentário será atualizado após 00:00.

Seja o primeiro a comentar.